Central de Notícias

Professora da Unioeste fala sobre consequências climáticas

No último sábado (9), a professora Leila Limberger do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGeo) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Marechal Cândido Rondon, compartilhou suas análises o preocupante aumento da temperatura global em um programa de televisão.

A professora explica que o aquecimento dos mares e de todo o planeta, se deve pela queima de combustível fóssil que é responsável por essas mudanças climáticas que as pessoas conseguem sentir no cotidiano. Ela também diz que é difícil não relacionar a interferência do homem como fator significativo para essas mudanças, já que ações como queimadas e desmatamento, que causam mudança no uso de cobertura da terra e emissão de gazes antropogênicos.

Além disso, os gases que geram o Efeito Estufa são fatores que determinam o aumento da temperatura. Ela explica que, apesar da existência de um efeito estufa natural que é fundamental para a vida no planeta, os gases emitidos pelo ser humano intensificaram a camada protetora da atmosfera. Por causa disso, existe uma retenção de maior quantidade de radiação de onda longa, que faz com que o planeta todo se aqueça.

A especialista conta que orientar as pessoas é fundamental, principalmente com as grandes ondas de calor que tem ocorrido. “Trabalho em redes de pesquisa que me auxiliam e dão suporte para que tenhamos resultados substanciais. Vejo como nosso trabalho e obrigação auxiliar as pessoas a conhecerem melhor o sistema climático. Dessa forma, poderão tomar melhores decisões”, explicou a professora.

          

          

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.