Central de Notícias

Diretor diz que irá trabalhar para o progresso contínuo dos cursos

Eleito para dirigir o Centro de Ciências Sociais Aplicadas do Campus de Foz do Iguaçu, o professor Valdir Serafim Júnior, diz que uma de suas metas é a expansão das ações pedagógicas com a finalidade de promover ainda mais a valorização profissional dos docentes. O diretor fala ainda de como conduzirá o trabalho nos próximos quatros anos.

1.         Chegamos ao início de uma nova gestão; quais a prioridades para o seu Centro?

Iniciar 2024 demanda abordagens estratégicas não apenas para o CCSA de maneira geral, mas especificamente para cada curso. É imprescindível contar com o apoio e participação ativa dos colegiados dos cursos na implementação de ações planejadas, ajustadas às necessidades específicas de cada um, a fim de assegurar o progresso contínuo de todos os cursos.


Continuamos aprimorando a comunicação interna entre centros e cursos, identificando demandas estudantis, apoiando projetos extracurriculares e fortalecendo relacionamentos externos. Estas iniciativas visam criar um ambiente acadêmico mais dinâmico, conectado com a realidade dos estudantes.


Além disso, estabelecemos como meta a expansão das ações pedagógicas para promover ainda mais a valorização profissional dos docentes. Tais iniciativas visam aprimorar as habilidades de ensino, garantindo um ambiente acadêmico enriquecedor e alinhado aos objetivos do CCSA.

2.         De imediato, quais as primeiras ações?

As primeiras ações de 2024 estão voltadas para a expansão acadêmica no CCSA, avançando na criação de programas de pós-graduação para enriquecer ainda mais a formação dos nossos estudantes.


Destacamos o lançamento da pós-graduação lato sensu com ênfase na área financeira, proporcionando uma visão aprofundada e prática desse campo tão dinâmico. Além disso, encaminhamos a CAPES a proposta para um programa de pós-graduação stricto sensu em nível de mestrado no CCSA. Este é um passo significativo em nossa busca contínua por oferecer oportunidades educacionais de alto nível.

3.         Qual a sua visão a respeito do papel que o seu Centro representa junto à sociedade regional e também em âmbito nacional?

O CCSA representa um marco histórico e pioneiro no ensino superior de nossa região. Nossos cursos em Administração, Ciências Contábeis, Direito, Hotelaria e Turismo formam profissionais altamente capacitados, contribuindo de forma significativa para o crescimento econômico, social e cultural e impulsionando setores estratégicos.

Contamos com professores e alunos ativamente envolvidos em projetos inovadores de pesquisa e extensão. Nossa instituição desempenha um papel fundamental na produção de conhecimento e na resolução de desafios regionais e nacionais.

Os egressos do CCSA têm sido agentes impulsionadores do desenvolvimento em diversas áreas, promovendo a gestão, a cidadania e a ordem jurídica, ocupam posições destacadas e contribuem para a disseminação dos valores e conhecimentos adquiridos. Essa atuação tem impactado setores-chave e deixado uma marca indelével na sociedade.

4.         Para finalizar, o que os acadêmicos podem esperar da sua gestão?

Estamos comprometidos em buscar a excelência acadêmica por meio de uma abordagem abrangente, reconhecendo a importância de personalizar as ações de acordo com as necessidades específicas de cada curso dentro do CCSA.


Contamos com o apoio e entusiasmo de nossa comunidade acadêmica para juntos construirmos uma nova era de aprendizado, pesquisa e desenvolvimento no CCSA.


Nosso compromisso é continuar contribuindo significativamente para o desenvolvimento regional e nacional, formando profissionais preparados para impulsionar setores estratégicos e promover a cidadania.

Currículo

 

Valdir Serafim Junior é graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste (1998), especialista em Auditoria e Perícia pela União Educacional de Cascavel – Univel (2000), mestre em Desenvolvimento Rural Sustentável pela Unioeste (2016) Doutor em Desenvolvimento Rural Sustentável pela Unioeste (2018). Também é professor do Colegiado de Ciências Contábeis da Unioeste desde 2013; foi coordenador do Curso de Ciências Contábeis (2015 – 2019) e atualmente é diretor do CCSA – Centro de Ciências Sociais Aplicadas (2020 – 2027).

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.