Unioeste: Cursinho Pré-Vestibular de Foz do Iguaçu inicia ano letivo

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Foz do Iguaçu, foi palco da abertura do ano letivo para 210 alunos do cursinho pré-vestibular da Universidade, que tem como parceria a Secretaria da Juventude, Capacitação e Trabalho do município de Foz do Iguaçu.

O projeto tem o objetivo de preparar os estudantes para os desafios dos vestibulares e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o cursinho oferece aulas de diversas disciplinas, que são cobradas pelos processos seletivos. O programa é voltado especialmente para jovens de baixa renda que desejam ingressar no ensino superior.

Durante o evento de início de ano letivo, os monitores e professores do projeto estiveram presentes para recepcionar os novos estudantes e destacar a importância dessa colaboração para a comunidade local. O Diretor Geral do campus da Unioeste de Foz do Iguaçu, Sergio Moacir Fabriz, em seu discurso, enfatizou o valor da parceria para a promoção da igualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior.

“Estamos muito felizes em dar as boas-vindas aos estudantes que participarão do Cursinho Pré-Vestibular da Unioeste em parceria com a Secretaria da Juventude, Capacitação e Trabalho. Essa união de esforços entre a universidade e o poder público demonstra nosso compromisso em oferecer uma preparação de qualidade, gratuita e acessível a todos os jovens que almejam ingressar no ensino superior. Pois a universidade é capaz de transformar, então aproveitem essa oportunidade ao máximo”, declarou o diretor.

A secretária da Secretaria da Juventude, Capacitação e Trabalho, Sandrielli Rodrigues, por sua vez, ressaltou a importância da parceria na promoção da capacitação e do desenvolvimento profissional dos jovens de Foz do Iguaçu. "Essa colaboração é fundamental para que possamos oferecer oportunidades de crescimento aos nossos jovens, preparando-os não apenas para o vestibular, mas também para o mercado de trabalho, agradeço a todos os alunos que aceitaram participar do projeto, esse programa ano após anos vem trazendo inúmeros resultados positivos", afirmou.

Por conta dessa iniciativa da Unioeste e da Secretaria da Juventude, Capacitação e Trabalho de Foz do Iguaçu, as aulas serão ministradas em vários bairros do município, levando oportunidade para que mais estudantes possam participar do projeto que já existe no campus da Unioeste desde 2008.

Na cerimônia de abertura, os estudantes conheceram os professores e a equipe responsável pelo cursinho pré-vestibular. Também foram destacadas as disciplinas-chave que serão abordadas no decorrer do ano letivo.

Além das palavras de incentivo e acolhimento, a cerimônia também contou com a presença de ex-alunos que conseguiram ingressar nos cursos de sua escolha após participarem do projeto. Essas histórias de sucesso serviram como inspiração para os novos estudantes e reforçaram a importância do empenho e dedicação durante o período de preparação. Uma delas foi do estudante Vitor Gabriel Cagol, que passou no Vestibular da Unioeste para o curso de Engenharia Elétrica junto com a sua mãe. “Uma dica que dou para todos os novos estudantes do cursinho pré-vestibular da Unioeste é que tenham foco e muita vontade de aprender cada vez mais”, afirma.

Texto: Assessoria de Comunicação/Campus Foz do Iguaçu