Diretor em defesa das políticas de assistência social

Assumindo a frente do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) de Francisco Beltrão está Jaime Antonio Stoffel. O diretor afirma seu comprometimento com as coordenações que compõem o CCSA, priorizando o crescimento e a qualidade dos projetos realizados pelos discentes e docentes. Ele também conta os seus planos de trabalho para a nova gestão.

1.      Chegamos ao início de uma nova gestão; quais as prioridades para o seu Centro?

Inicialmente, fazer um levantamento das ações pendentes e dos encaminhamentos necessários que requerem caráter de urgência. Além de montar a equipe de trabalho que compõem o Centro e traçar metas para atingir os objetivos desejados, sempre acompanhando e avaliando as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas no centro a fim de dar a devida continuidade.

2.      De imediato, quais as primeiras ações?

Organizar o quadro de professores para poder retornar às aulas com regularidade sem afetar os docentes e discentes de forma negativa. Discutir com as coordenações dos respectivos cursos do Centro, é um dos nossos objetivos quando falamos de diálogo, já que essas ações podem promover um cronograma de atividades principais.

Realizar levantamentos dos projetos de pesquisa e extensão traçando planos para seu desenvolvimento é algo fundamental para o enriquecimento do aprendizado oferecido por esses projetos e envolver a administração do campus nos assuntos pertinentes ao centro.

3.      Qual a sua visão a respeito do papel que o seu Centro representa junto à sociedade regional e também em âmbito nacional?

O Centro de Ciências Sociais Aplicadas do Campus de Francisco Beltrão, atualmente constituído pelos cursos de Administração, Ciências Econômicas, Direito e Serviço Social, representa junto à comunidade regional e nacional uma atuação sólida no campo das Ciências Sociais Aplicadas. Formando profissionais capacitados para atuarem nas diferentes áreas do conhecimento, tanto para o setor privado, quanto para o setor público, participando na construção do crescimento e desenvolvimento, principalmente regional.

Fortalecer a integração e as relações com os diversos segmentos da sociedade regional, a fim de promover e facilitar os intercâmbios necessários entre a Universidade e a comunidade externa, é um dos objetivos da atual gestão.

4.      Para finalizar, o que os acadêmicos podem esperar da sua gestão?

Trabalhar em sintonia constante com a Direção do Campus, a fim de defender a necessidade de políticas de assistência estudantil (alimentação, moradia, assistência social, entre outras) com a finalidade de assegurar as condições de manutenção de vínculo e de uma formação de qualidade, especialmente aos estudantes de baixa renda.

Promover uma gestão democrática e participativa envolvendo os Centros Acadêmicos, a fim de estabelecer canais regulares de comunicação, promovendo fluxos de informações e estratégias de ações conjuntas em benefício dos cursos de graduação do CCSA do campus e da Unioeste.

Currículo

Jaime Stoffel, possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1998) e Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela mesma Universidade. Atua como Professor Associado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - campus de Francisco Beltrão, Curso de Ciências Econômicas desde 2010, principalmente nas áreas de elaboração, análise e viabilidade de projetos e economia financeira (ensino), tendo como principal linha de pesquisa a Agricultura Familiar. Líder do Grupo de Pesquisa em Economia, Agricultura e Desenvolvimento (GPEAD). Coordenador de Curso de 2016 a 2020. Atual Diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, gestão 2024-2027.