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Unioeste e ApexBrasil qualificam 150 empresas para ganhar o mercado internacional

Encerramento do núcleo Cascavel do PEIEX conta história de sucesso

Neste mês de março, representantes da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) celebraram, na reitoria da Unioeste, a conclusão do ciclo de convênio referente ao período de 2022-2024. Por meio da parceria, empresários do Oeste e Sudoeste do Paraná de diversos setores participaram do PEIEX (Programa de Qualificação para Exportação), oferecido pela ApexBrasil, foram qualificados para acessar o mercado internacional. O Programa busca preparar empresas para atuação no mercado internacional de forma planejada e segura. Nesse período, 150 empresas da região foram atendidas.

Segundo a coordenadora de Qualificação da ApexBrasil, Rita Albuquerque, a parceira entre o poder público e as instituições de ensino é fundamental para o PEIEX. “O PEIEX proporciona qualificações personalizadas adaptadas às necessidades específicas de cada empresa. Encontramos aqui no Oeste do Paraná uma instituição de peso para executar o Programa e estamos satisfeitos com os resultados”, afirmou.

Já a coordenadora do PEIEX Cascavel, professora Maria da Piedade Araújo,  enfatizou os bons resultados do núcleo. “Além de qualificar 150 empresas, atuamos de forma diferenciada na produção e socialização do conhecimento, que são objetivos fim da Universidade. Neste sentido, o PEIEX é completo, além de ser um Programa de Extensão na Universidade, estamos fazendo pesquisa e levando-o para os acadêmicos a partir de um Projeto de Ensino intitulado: Aprendendo ferramentas de comércio exterior”, disse. 

Resultados:

Considerando as 150 empresas atendidas neste ciclo, os setores-chaves foram: casa e construção (46 empresas), máquinas e equipamentos (43 empresas) e alimentos e bebidas (31 empresas). Além disto, 40% das empresas estão sediadas em Cascavel, 20,67% em Toledo e 10% em Foz do Iguaçu. Apesar dos desafios de obter resultados a curto prazo, especialmente no comércio exterior, a equipe técnica do PEIEX Cascavel mostrou competência e resiliência. A taxa de conversão de ações com foco a exportação durante o ciclo foi de 29%, isto é, 43 empresas, realizaram uma exportação, participaram de um evento internacional ou, de alguma forma, se inseriram no mundo.

A agenda contou com três momentos distintos: uma reunião com foco o networking dos empresários, a última reunião do comitê consultivo e as visitas técnicas às empresas atendidas pelo PEIEX Cascavel.

Caso de Sucesso

Lucas Rigo, CEO da Vizeme que com subsídio da ApexBraisl e orientação do PEIEX Cascavel teve a oportunidade de participar da 14° Expo Paraguay Brasil em Assunção no Paraguai. Segundo Lucas “receber o apoio institucional da Unioeste e da ApexBrasil nos últimos meses foi um fator fundamental para o desenvolvimento e execução de ações para internacionalização da sua empresa”.  David Assis, Diretor Comercial da América Latina Vidros, também compartilhou suas experiências adquiridas ao longo do Programa. David representou a América Latina Vidros na Missão Comercial ao Chile, em Santiago em novembro de 2023.

Visita Técnica

Durante os eventos de encerramento, aconteceram visitas técnicas a empresas da região. Na Spot Light, a equipe foi recebida pelo gerente comercial, Mayron Eliton, que contou que a empresa é especialista em luminárias de emergência e durante o convênio já realizou sua primeira exportação para o Paraguai. Já na E-mart, a vista foi guiada pelo CEO, Leonardo Wicthoff, que escolheu o México para enfocar seu plano de exportação. A Bino Alimentos é uma empresa especializada em nutrição animal com foco no mercado pet, lá a equipe foi recebida pelos irmãos sócio administradores, Eduardo e Edionir Piaia, além do tour pela indústria, os desafios da exportação deste produto foram endereçados. Por fim, para mostrar a pujança do agronegócio da região, Raphael Martins e Luiz Voiticzki recebeu a comitiva na indústria Enermac Soluções com Energia. A proposta desta empresa é transformar os passivos ambientais (especialmente de propriedades rurais) em ativos econômicos, a partir da geração de energias renováveis com biogás garantindo a transição energética.

Capacitações coletivas

Ao longo do período de execução do PEIEX, foram 19 encontros de capacitações coletivas, seja presencial ou online, este é o momento de entregar conteúdo com foco o comércio exterior e aproximar os participantes do PEIEX. Pela primeira vez na história do Programa, uma ação desta natureza foi realizada no Campus da Unioeste em Toledo. Participaram do evento 12 empresas, representadas por mais de vinte pessoas. Após um café de boas-vindas, Rita Albuquerque, falou sobre ações de promoção comercial da ApexBrasil. Na sequência, Soraya Metz, da Prati Donaduzzi, e Thiago Cavalcante, da Multipet Sopradoras, compartilharam suas experiências em eventos internacionais e as oportunidades decorrentes da qualificação pelo PEIEX. Por fim, houve um momento de conexão, com uma rodada de conversas que proporcionou aos empresários a oportunidade de se conhecerem melhor.

Sobre o PEIEX

O PEIEX tem como base uma metodologia que pode ser aplicada a diferentes tipos de empresas, independentemente de porte ou setor. No entanto, ao considerar as diferenças entre empresas do agronegócio, da indústria de transformação e do setor de serviços, o programa trabalha com conteúdos distintos para cada um desses setores por meio do PEIEX Bens, PEIEX Agro e PEIEX Serviços.

No Programa, a equipe de atendimento da ApexBrasil desenvolve, junto aos empresários, uma análise sobre a maturidade exportadora da empresa e oferece diferentes ferramentas para capacitação em aspectos-chave de comércio exterior, como: adequação de embalagem e produto ou serviço, identificação de oportunidades internacionais e de barreiras de acesso a mercado, precificação e frete. O processo de qualificação tem uma duração média de três a seis meses, dependendo da disponibilidade da empresa para os encontros e culmina na elaboração de um plano de exportação, no caso de produtos, ou mapa de valor, no caso de serviços. Ou seja, a empresa constrói, com o apoio do Programa, uma estratégia para iniciar ou alavancar suas vendas.  

Sobre ApexBrasil  

A ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

Outras informações sobre o PEIEX estão disponíveis neste link.

Por Mara Vitorino

Edição: Peiex

Foto: Pedro Arnoldo Philippus

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