Professores que cursam Tecnologias Educacionais participam de atividade de extensão em escolas municipais de Toledo

Os professores que fazem o curso em Tecnologias Educacionais na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) desenvolveram atividades em duas escolas municipais de Toledo. O objetivo é compartilhar conhecimento e engajamento do uso de plataformas digitais pelos professores.

Escola Municipal São Dimas

Aconteceu no dia 26 de janeiro, na Escola Municipal São Dimas, o Curso Ambiente Virtual de Aprendizagem da Plataforma XSaber, pelas professoras Inês Cristina dos Santos e Marizete Lutz.

Ao total foram 14 pessoas participantes, desde as professoras regentes da sala, professoras de projetos, psicopedagoga, professoras PAD, coordenação e direção. Todas com formação pedagógica e atuantes no ensino infantil e fundamental I.

Pretende-se com esse projeto de extensão, fornecer aquisição de embasamento geral sobre a Plataforma de Serviços e Produtos Digitais para a Educação Xsaber, utilizar técnicas digitais, recursos tecnológicos, compartilhamento de conhecimento e engajamento do uso da plataforma pelos professores. Procurando, com isso, desenvolver sua utilização como material de apoio pedagógico que ajuda a escola a alcançar seus objetivos de melhorar o engajamento dos alunos do ensino público municipal e, consequentemente, auxiliar no crescimento dos seus índices de desempenho escolar.

Escola Municipal Carlos Friedrich

Os professores que estão cursando o Curso em Tecnologias Educacionais da Unioeste estão realizando uma atividade de extensão para professores na Escola Municipal Carlos Friedrich. O curso oferecido tem o objetivo promover o aperfeiçoamento dos usos das tecnologias de informação, como ferramenta pedagógica no ambiente escolar.

A tecnologia deve ser usada para promover a aprendizagem, e os professores desempenham um papel central na implementação bem-sucedida da tecnologia na educação, porém, precisam de formação contínua e apoio para integrar eficazmente a tecnologia em sua prática pedagógica.

Isso é essencial para preparar os alunos para um mundo cada vez mais tecnológico e em constante mudança.

A formação é oferecida pelos alunos Patrícia Fernandes dos Santos Kuhn, Joice Fernandes dos Santos e Sônia Aparecida Silva, Ronaldo e Naação, com a pauta central “TIC'S na sala de aula: Como elas podem potencializar o ensino aprendizado”, no período noturno em dias específicos.

Uma formação eficaz em TICs ajuda os professores a se sentirem mais confiantes e competentes na utilização dessas tecnologias para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem e preparar os alunos para o mundo digital em constante evolução.