Diretor se compromete com a inovação e expansão do ensino

Reeleito como diretor do Centro de Ciências Humanas (CCH) do campus de Francisco Beltrão, o professor Ricardo Carvalho Leme, se compromete com a expansão do ensino, agregando o curso de Psicologia ao Centro. Além de buscar recursos para fortalecer a qualidade de ensino dos cursos de Geografia e Pedagogia. O diretor também comenta os seus planos de trabalho para os próximos quatro anos.

1.      Chegamos ao início de uma nova gestão; quais a prioridades para o seu Centro?

No CCH, temos como prioridade a implantação do curso de Psicologia. Outra prioridade é trazer recursos/investimentos para os cursos de Geografia (bacharelado/licenciatura) e de Pedagogia.

2.      De imediato, quais as primeiras ações?

Trabalhar no PPP da Psicologia, e na sequência, levar para a apreciação e aprovação no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e no Conselho Universitário (COU), e posteriormente trabalhar junto ao governo do Estado e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI) para a sua implantação.

Como ações de inovação, montaremos o GeoLab Maker e, instalaremos Smart TVs de 65 polegadas em todas as salas de aulas do Centro de Ciências Humanas do Campus de Francisco Beltrão.

3.      Qual a sua visão a respeito do papel que o seu Centro representa junto à sociedade regional e em âmbito nacional?

O Centro de Ciências Humanas é muito importante, pois nele estão vinculados os cursos de Licenciatura em Geografia e a Pedagogia. Hoje, pensar na formação de professores, perpassa pela oportunidade de darmos aos jovens uma formação crítica e de qualidade. Outro aspecto importante, é que o país enfrenta a falta de professores para atuar na formação inicial das crianças, bem como, no ensino fundamental e médio.

Além das licenciaturas, o CCH também tem o curso de bacharelado em Geografia, com ênfase na área Ambiental e nas Geotecnologias, curso este de base tecnológica, com o uso de softwares e equipamentos como drones entre outros, que permitem o mapeamento preciso e necessário para muitos segmentos empresariais da sociedade brasileira.

Temos também nossos dois Programas de Pós-graduação, o Mestrado em Educação e o Mestrado/Doutorado em Geografia, cursos estes reconhecidos nacional e internacionalmente.

4.      Para finalizar, o que os acadêmicos podem esperar da sua gestão?

Além dos acadêmicos, nossos professores, podem esperar parceria e apoio no desenvolvimento das melhores condições de ensino, pesquisa e extensão, sempre com muito respeito e carinho. Estamos de portas abertas para ouvi-los e trabalharmos juntos.

Currículo

Ricardo Leme, possui graduação em Geografia (Licenciatura/Bacharelado) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). É mestre em Geografia também pela UNESP e Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É Professor Adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Francisco Beltrão. Tem experiência na área de Geografia Urbana e Planejamento Urbano e Regional. Foi Diretor do Campus de Francisco Beltrão entre 2002 e 2007, além de coordenador do curso de Geografia Licenciatura (2018/219). Atualmente, foi reeleito Diretor do Centro de Ciências Humanas da Unioeste, Campus de Francisco Beltrão.