Central de Notícias

Diretora quer implantar Centro de Pesquisa Clínica no Hospital Universitário

À frente do Centro de Ciências Médicas e Farmacêuticas (CCMF), Campus Cascavel, a diretora Monica Tereza Suldofski, disse que pretende retomar a proposta de implantação do Centro de Pesquisa Clínica no Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) além de fomentar a inovação e o desenvolvimento de tecnologias que possam impactar positivamente a saúde e bem-estar da população. Ela conta ainda sobre como os trabalhos serão conduzidos.

 

  1. Chegamos ao início de uma nova gestão; quais a prioridades para o seu Centro?

Ser diretora do Centro de Ciências Médicas e Farmacêuticas (CCMF) da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) é um passo significativo e impactante na carreira acadêmica e profissional. A posição de diretora oferece a oportunidade de liderar e moldar o Centro de acordo com minha visão e objetivos, fazer contribuições significativas para o desenvolvimento do Centro e para o crescimento acadêmico dos estudantes. Identifiquei áreas que precisam de melhorias dentro do centro, como atualização de currículos, modernização de infraestrutura e implementação de novas tecnologias educacionais. A posição de diretora permite a colaboração interdisciplinar entre as áreas de Ciências Médicas e Farmacêuticas. Isso pode enriquecer a experiência educacional dos alunos e fomentar a pesquisa inovadora. Como diretora, posso influenciar a forma como a educação é entregue e como a pesquisa é conduzida no Centro de Ciências Médicas e farmacêuticas, assumir um compromisso sólido e contribuir para o crescimento e prestígio da Unioeste.

  1. De imediato, quais as primeiras ações?

Estou sendo reconduzida a direção do CCMF, no momento estamos trabalhando numa revisão detalhada dos projetos em andamento para entender o status atual, recursos envolvidos e prazos. Já nesse início de ano realizamos reuniões com a equipe para compreender suas percepções, desafios e sugestões. Pretendemos uma comunicação aberta e transparente, reforçando a importância da colaboração. Estamos traçando metas e prioridades para as áreas que necessitam de atenção imediata como por exemplo as atividades de ensino e as atividades do plantão docente no HUOP. Apoio à Pesquisa e Inovação retomando a proposta de implantação do Centro pesquisa clínica no HUOP, buscar parcerias e financiamentos para projetos relevantes.  Pretendemos implementar programas de desenvolvimento profissional para a equipe, visando melhorar habilidades e manter a atualização com as últimas tendências na área. Nosso objetivo é aprimorar a presença do CCMF na comunidade acadêmica e na sociedade em geral, utilizando canais de comunicação eficazes. Pretendemos manter uma avaliação contínua para monitorar o progresso dos projetos e identificar oportunidades de melhoria.

  1. Qual a sua visão a respeito do papel que o seu Centro representa junto à sociedade regional e em âmbito nacional?

Como diretora do Centro de Ciências Médicas e Farmacêuticas, o papel do meu centro é de extrema importância tanto a nível regional quanto nacional.  O centro de ciências médicas e farmacêuticas contribui significativamente para a formação de profissionais altamente qualificados nas áreas médica e farmacêutica, além de desenvolver programas educacionais inovadores e alinhados com as necessidades da sociedade e do mercado de trabalho. Com relação à pesquisa e inovação desempenha um papel ativo na produção de pesquisa científica de alta qualidade, contribuindo para o avanço do conhecimento em medicina e farmácia. O CCMF está fomentando a inovação e o desenvolvimento de tecnologias que possam impactar positivamente a saúde e o bem-estar da população.  O CMMF através dos docentes vinculados desenvolve programas de extensão e serviços à comunidade, promovendo a conscientização sobre questões de saúde e oferecendo suporte local. Entendemos a importância e a necessidade de estabelecer parcerias com organizações de saúde locais para melhorar o acesso a cuidados médicos e farmacêuticos. Participamos ativamente na formulação e implementação de políticas de saúde, fornecendo dados e insights fundamentados, estamos engajados em discussões públicas sobre questões de saúde que afetam a comunidade e a região. Contribuímos para o desenvolvimento profissional contínuo de profissionais de saúde na região, no estado bem como em outras regiões do país. Trabalhamos com responsabilidade social, abordando questões de saúde pública e participando de iniciativas que promovam o bem-estar social. Ocupamos uma posição como um centro de referência em excelência acadêmica, pesquisa e práticas inovadoras nas áreas de ciências médicas e farmacêuticas. Temos ações que promovem uma cultura inclusiva que valoriza a diversidade e a equidade, refletindo os princípios éticos e humanitários das profissões médica e farmacêutica.  Nosso objetivo é manter uma comunicação transparente com a sociedade, destacando conquistas, desafios e contribuições do CCMF para a saúde e o desenvolvimento regional e nacional.

  1. Para finalizar, o que os acadêmicos podem esperar da sua gestão?

Como diretora do Centro de Ciências Médicas e Farmacêuticas, os acadêmicos podem esperar uma gestão comprometida em proporcionar uma experiência educacional enriquecedora e apoiar o desenvolvimento acadêmico e profissional de cada estudante.  Vamos manter o compromisso com altos padrões de excelência acadêmica, promovendo um ambiente de aprendizado estimulante e desafiador. Apoiaremos iniciativas para promover o desenvolvimento profissional dos acadêmicos, incluindo oportunidades de estágio, workshops e programas de mentoria. Introdução de práticas inovadoras no ensino, incorporando tecnologias e metodologias educacionais modernas. Facilitação do acesso a recursos acadêmicos, bibliotecas, laboratórios bem equipados e outras instalações necessárias para a aprendizagem prática. Estímulo à participação dos acadêmicos em projetos de pesquisa e atividades científicas, proporcionando oportunidades para aplicar conhecimentos teóricos na prática.  Promoção de um ambiente inclusivo que valoriza a diversidade, respeita a individualidade de cada estudante e fomenta a colaboração. Manutenção de uma comunicação transparente, informando regularmente os acadêmicos sobre eventos, mudanças na gestão e oportunidades relevantes. Incentivo à participação ativa dos acadêmicos em processos de tomada de decisão que afetem suas experiências educacionais. Implementação de programas de apoio emocional e bem-estar para lidar com desafios pessoais e acadêmicos. Criação de oportunidades para networking com profissionais da área, palestras e eventos que ajudem na preparação para futuras carreiras.

A gestão será pautada pelo compromisso com a qualidade educacional, a promoção do crescimento acadêmico e profissional dos estudantes, bem como a criação de um ambiente que os prepare para enfrentar os desafios do setor de ciências médicas e farmacêuticas. O diálogo aberto e a colaboração serão fundamentais para fortalecer a relação entre a gestão e os acadêmicos.

Currículo

Monica formou-se no curso de Farmácia e Bioquímica pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná UEPG, em 1992. Possui mestrado em Ciências no Programa de Pós-Graduação de Engenharia Elétrica e Informática Industrial, área de concentração Engenharia Biomédica pelo Instituto Federal do Paraná (CEFET) ano de 2003. Obteve o grau de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola (PGEAGRI) área de concentração Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental da Universidade Estadual do Oeste do Paraná- UNIOESTE Campus de Cascavel no ano de 2021.

Iniciou suas atividades na Unioeste em 1997 como Bioquímica do Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Regional que em 2000 tornou-se Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), como docente ingressou no ano de 2003 para atuar como professora da I turma do recém-criado curso de Farmácia, nesse mesmo ano foi nomeada chefe do Serviço de Auxílio Diagnóstico e Tratamento (SADT) do HUOP, em 2004 implantou no HUOP a atividade de plantonista docente a qual desempenha até os dias atuais. No ano de 2009 foi idealizadora do Projeto de Residência Profissional de Saúde área de farmácia, com a Residência em Análises Clínicas onde atuou como coordenadora e docente.  Atuou também em diversas comissões e comitês da Universidade, no ano de 2019 assumiu a coordenação do curso de Farmácia até o ano de 2022 quando se desligou para concorrer a direção do Centro de Ciências Médicas e Farmacêuticas (CCMF).

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.