Diretora pretende criar ambulatório multiprofissional para acadêmicos do Campus

Na direção do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde do Campus de Cascavel, Nelsi Salete Tonini, comenta que pretende incialmente fazer um diagnóstico situacional dos cursos ligados ao Centro bem como agilizar a assistência multiprofissional para os acadêmicos do Campus, tanto nos aspectos físicos, psicológicos como espirituais além de promover a criação do ambulatório de saúde. Ela comenta ainda como os trabalhos serão conduzidos.

Chegamos ao início de uma nova gestão; quais a prioridades para o seu centro?

Iremos fazer uma Gestão Participativa e Descentralizada, primeiramente precisamos conhecer as necessidades dos cursos que compõem o CCBS, levantamento as potencialidade e fragilidades, para isso de imediato vamos elaborar um diagnóstico situacional da Estrutura dos cursos tanto em relação a estrutura física, material, recursos humanos, bem como, sobre número de alunos por curso e quais as necessidades deles.

De imediato, quais as primeiras ações?

Como primeira ação, claro além do levantamento das necessidades dos cursos, vamos trabalhar juntamente com o diretor de campus para melhorar a segurança e iluminação dos espaços da universidade; manter uma linha de comunicação direta com os coordenadores dos cursos afetos ao CCBS para a identificação e busca de soluções para os problemas e necessidades de cada curso; manter diálogo constante, democrático e respeitoso, com professores, agentes universitários, estudantes, e entidades que os representam, para que possam expressar suas reivindicações, fazer suas críticas ou expor sugestões.

Qual a sua visão a respeito do papel que o seu Centro representa junto à sociedade regional e em âmbito nacional?

Eu penso que não só o CCBS, mas a Universidade como um todo tem papel importantíssimo junto a sociedade local, regional e no âmbito nacional, na produção de conhecimentos, desenvolvimento de tecnologias que permite melhorar as condições de vida das pessoas no país, além de contribuir para o sucesso das políticas sociais e formação de profissionais em diferentes áreas do conhecimento.

Para finalizar, o que os acadêmicos podem esperar da sua gestão?

Considerando que hoje temos uma assistência a saúde frágil, iremos de imediato agilizar assistência multiprofissional para nossos acadêmicos em seus aspectos físicos, psicológicos e espirituais com a criação do ambulatório de saúde no campus. Queremos incentivar a participação estudantil no Conselho de Centro e em outros espaços importantes de escuta qualificada e de acolhimento para nossos alunos.

Currículo

Nelsi é professora associada do curso de graduação de Enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Possui Doutorado em Enfermagem Psiquiátrica pela Universidade de São Paulo (USP), Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto- 2005. Mestrado em Enfermagem Fundamental pela Universidade de São Paulo (USP) Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto- 2000. Graduação em Enfermagem e Obstetrícia com Habilitação em Enfermagem Geral e Licenciatura, pela FECIVEL/UNIOESTE – Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Líder do grupo de Pesquisa "Administração dos Serviços de Enfermagem e de Saúde". Já esteve na gestão do Curso de Enfermagem por quatro anos. de 2018 a 2022.  Foi Coordenadora da COREMU - Comissão das Residências Multiprofissionais de julho de 2021 a dezembro de 2023.