Hospital Universitário: Diretor Pedagógico afirma compromisso com residentes

Assumindo a Direção Pedagógica do Hospital Universitário do Oeste do Estado do Paraná (HUOP), por mais essa gestão, Alex Jorge coloca como prioridade a melhoria dos espaços utilizados pelos residentes para que a comunidade tenha um atendimento de qualidade. Além disso, o diretor reforça que a sua gestão dará continuidade as obras de reformas e projetos direcionados ao ensino.

1. Chegamos ao início de uma nova gestão. Quais são as prioridades nestes quatro anos no maior hospital escola vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS) da região Oeste e Sudoeste do Paraná?

Olhando sob o prisma de ensino, pesquisa e extensão, o Hospital Universitário evoluiu e cresceu muito nos últimos anos. Mesmo enfrentando uma pandemia global, tivemos diversos investimentos na infraestrutura do hospital e que impactou positiva e diretamente ao ensino. Citamos como exemplo a reestruturação da rede wireless e substituição e melhoria de praticamente todos os computadores do HUOP, com investimentos superiores a R$ 2 milhões, tudo isso de forma alinhada com as demais direções do HUOP e a Reitoria da Unioeste. Reestruturamos a parte de informática da Biblioteca do HUOP, com plano de expansão ainda em 2024, bem como já estamos formatando a ampliação de horário de atendimento aos acadêmicos e professores, visto que o ensino funciona praticamente de forma diuturna em nosso hospital. Adquirimos a licença de uso de um importante sistema de base de dados online de consulta acadêmica específica para protocolos de atendimento e que havia sido descontinuado em gestões anteriores. Hoje este serviço está em processo licitatório para renovação pelo terceiro ano seguido. Estamos também em fase final de aquisição de novos protótipos e maquetes humanas para treinamento de habilidades específicas em saúde, em substituição aos modelos mais antigos e bastante desgastados. Esses são apenas alguns exemplos do que está sendo realizado. Todo esse investimento no ensino se reflete na formação qualificada dos diversos profissionais que passam pelo HUOP, e que voltarão seus serviços de excelência para toda a comunidade regional, estadual e nacional.

1. De imediato, quais são as primeiras ações?

O HUOP é um campo de ensino e pesquisa em constante mudança, que exige um olhar atento para atender sempre as necessidades que se apresentam. Temos ciência que o ensino e assistência ocorrem de forma indissociável, no entanto o HUOP foi primariamente construído sem o olhar do ensino. Isso fez com que o crescimento do ensino e pesquisa ocorresse nos espaços já existentes e pouco adequados para abrigar o volume de ensino hoje existente. Diante disso, nossa gestão, em consonância com a Reitoria, já tem aplicado em todas as obras de reformas, bem como nos projetos de expansão, espaços dedicados ao ensino. Salientamos que estamos finalizando as obras dos novos alojamentos para nossos residentes, projetados e construídos com a participação efetiva destes residentes, os quais contribuíram com ideias para o pleno atendimento de suas necessidades de conforto e descanso. Aliás, essa é uma marca importante de nossa gestão, que é administrar o HUOP ouvindo corpo acadêmico e servidores.

1. Qual é a sua visão a respeito do papel que o HUOP representa junto à sociedade regional e nacional?

É indiscutível que o HUOP é um hospital de referência regional e estadual no Paraná e certamente representa um pilar importantíssimo de atendimento de saúde para nossa população. Isso ficou muito evidente durante a pandemia de COVID-19, onde o HUOP teve um papel de extrema relevância no atendimento e recuperação dos pacientes atendidos com essa patologia, sem deixar de realizar os demais atendimentos de outras especialidades! Aqui enfatizamos a atuação do ensino com os programas de Residências Médicas e Multiprofissionais, prestando assistência direta aos pacientes durante todo o período pandêmico. Não temos dúvidas que resgatamos e estamos consolidando a credibilidade do HUOP junto à nossa sociedade.  A cada dia temos mais certeza de que estamos fazendo uma gestão histórica e que deixará bons frutos pelos próximos anos.

1. Para finalizar, o que os acadêmicos/residentes e profissionais que atuam no HUOP podem esperar da sua gestão?

Aos nossos acadêmicos, residentes e profissionais, saibam que a Direção Pedagógica desempenha um papel crucial na integração entre a educação e a saúde, sempre prezando pela melhoria de qualidade no ensino e assistência. Para que nossa gestão seja exitosa, torna-se importante a participação efetiva de toda a comunidade acadêmica, contribuindo com ideias e trabalho conjunto, o que permitirá construirmos um futuro promissor para todos. Espero poder retribuir a confiança de nossos discentes e docentes exercendo uma gestão participativa e integrada, buscando cada vez mais a consolidação do ensino, pesquisa, extensão e assistência em saúde.

Currículo

Professor Alex Sandro Jorge é Diretor Pedagógico do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP). É graduado em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), com mestrado em Biologia Molecular pela Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina e Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Maringá. É docente do curso de Farmácia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) desde 2002 e já ministrou disciplinas para os cursos de Medicina, Odontologia e Enfermagem.

Tem grande experiência administrativa e pedagógica em sua trajetória na Unioeste: foi coordenador de curso de Pós-graduação Lato Sensu, chefe do antigo SADT do HUOP por cinco anos (englobava o Laboratório, Farmácia Hospitalar e Serviço de Imagem), coordenador do Curso de Farmácia por duas vezes e Diretor de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG).