Diretor Técnico/Médico do HUOP afirma que a prioridade sempre é o paciente

Eleito para atuar como Diretor Técnico/Médico do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), por mais essa gestão, Vilson Dalmina, disse que a prioridade sempre foi e será o paciente e que nos último quatro anos foi possível alinhar tanto o fluxo dos atendimentos como o de trabalho dos profissionais. No entanto, ele reforça, que seu compromisso com o hospital é de trabalhar para sua evolução continua visando sempre a melhoria no atendimento.

1. Chegamos ao início de uma nova gestão; quais são as prioridades nestes quatro anos no maior hospital escola vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS) da região Oeste do Paraná?

O HUOP é um hospital público situado em uma região promissora do Oeste paranaense e poder receber pacientes de 94 municípios alcançando cerca de dois milhões de usuários via Sistema Único de Saúde (SUS) é um bom indicativo de que estamos desempenhando um excelente trabalho.

1. De imediato, quais são as primeiras ações?

A contratação dos médicos terceirizados e o chamamento público foi o grande marco da primeira gestão (2020/2023). Com o tempo alinhamos o fluxo de pacientes, com a Regional de Saúde, organizando os encaminhamentos de Urgência e Emergência. Além, de organizar demandas com o Tribunal de Contas em relação a plantão de docente. Em quatro anos, foram melhorias pontuadas que vieram para agregar e melhorar o fluxo de trabalho.

1. Qual é a sua visão a respeito do papel que o HUOP representa junto à sociedade regional e nacional?

O número de atendimentos no hospital é amplo, temos que considerar o aumento de capacidade hospitalar. Ao longo dos anos, o HUOP tem trabalhado em parceria com a gestão estadual. A prioridade sempre foi o atendimento aos pacientes.

Investimentos na estrutura e melhores condições de trabalho têm sido realizados. Mesmo diante de situações com superlotação enfrentadas, o hospital nunca deixou de prestar um serviço de qualidade. O compromisso é evoluir continuamente, visando a um atendimento que seja infinitamente melhor.

1. Para finalizar, o que os acadêmicos/residentes e profissionais que atuam no HUOP podem esperar da sua gestão?

O Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), é um hospital assistencial e não esqueço que ele é um hospital universitário, então temos que tentar manter as duas coisas em consonância para que a gente consiga formar bons profissionais e proporcionar um bom atendimento aos usuários do nosso HUOP.

Currículo

Vilson Dalmina é diretor Técnico/Médico do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop). Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Pelotas em 1991, fez Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia pela Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre em 1994, possui Mestrado em Engenharia Elétrica e informática Industrial na área de concentração em Engenharia Biomédica, pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná em 2003.  Além disso, fez pós-graduação em Perícia Médica pela Universidade Gama Filho, em 2008 e em Medicina do Trabalho pelo Unoeste presidente Prudente, em 2010.

Dalmina, é membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Quadril e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho. Atualmente exerce função de Médico Ortopedista e Traumatologista.