Show Rural: Unioeste discute acordos de Internacionalização

Na terça-feira (6), foi realizada a reunião entre a Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), os programas de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola e Agronomia e a Fundação Araucária. Nessa reunião, foi apresentada ao diretor de Administração e Finanças da Fundação, professor Nilceu Jacob Deitos, a proposta de acordo de cooperação internacional com o Instituto Superior Politécnico Internacional de Gaza, Moçambique/África. A reunião ocorreu no estande da Unioeste na 36ª edição do Show Rural Coopavel, onde a Universidade estará presente até o dia 09 de fevereiro.

Dentre as ações previstas no acordo, destacam-se a qualificação em nível de mestrado e doutorado de 19 professores, em Agronomia, Zootecnia, Engenharia Agrícola, Contabilidade, Matemática, Administração e Direito, e à docência de professores da Unioeste nos cursos do Instituto. A Unioeste buscará junto à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e à Fundação Araucária apoio para que as ações do acordo possam ser realizadas e assim fortalecer a política de internacionalização da graduação e da pós-graduação da Unioeste, conforme a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Sanimar Busse.

Projeto Top Managers

​Na manhã do mesmo dia, foi realizada uma reunião entre professores de Pós-graduação da Unioeste e a Fundação Araucária, para apresentação Institucional Top Managers, que tem como objetivo atrair e envolver profissionais do Brasil ou do exterior, com vasta experiência e/ou excelência na gestão da Ciência, Tecnologia e Inovação visando contribuir para a execução de programas/projetos de gestão voltados às áreas prioritárias do CCT-Paraná . Por meio desse projeto, o professor Evaldo Ferreira Vilela irá desenvolver a pesquisa em Desenvolvimento Genômico de Plantas, trabalhando diretamente com os Programas de Pós-graduação (PPGs) em Engenharia Agrícola, Zootecnia, Agronomia, Desenvolvimento Rural e Sustentável, entre outros.