Professoras da Unioeste marcam presença em evento sobre Desenvolvimento Sustentável na Espanha

As professoras Simone Damasceno Gomes e Silvia Renata Machado Coelho do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola (Pgeagri), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Cascavel, estão no Instituto de Agroquímica e Tecnologia Alimentar (IATA), em Valência, Espanha, para participar da reunião da Red Iberoamericana Cytec.

O evento, intitulado como “Desarrollo Sustenible en Agroalimentación y Aprovechamiento de Residuos Industriales” (Desenvolvimento Sustentável na Agro alimentação e aproveitamento de resíduos industriais), reúne pesquisadores, acadêmicos e profissionais interessados com a inovação e sustentabilidade na área, que engloba tanto a Espanha quanto os países latino-americanos.

As professoras do Pgeagri não apenas participarão da reunião internacional da Red Iberoamericana Cytec, mas também terão o privilégio de compartilhar suas experiências e conhecimentos no evento paralelo, o “Workshop Tecnologias Inovadoras para el Aprovechamiento de Resíduos Agroindustriales: Aplicaciones em Alimentación y Cosmetica”. A palestra está agendada para o dia 20 de dezembro de 2023.

Durante a reunião da Red Iberoamericana Cytec, os pesquisadores ibero-americanos terão a oportunidade de apresentar e discutir os resultados de suas pesquisas inovadoras no campo do aproveitamento de resíduos agroindustriais. Todas as atividades estão concentradas no prestigiado Instituto de Agroquímica e Tecnologia Alimentar (IATA) em Valência.

A professora Silvia Damasceno destaca a importância da internacionalização para o Pgeagri. “Isto visa estabelecer parcerias mais qualificadas, promover intercâmbios de estudantes e professores e contribuir para o desenvolvimento regional por meio de pesquisas alinhadas com as metas de desenvolvimento sustentável. A participação ativa das professoras Simone e Silvia nesse evento internacional além de destacar o compromisso com a excelência acadêmica e a busca por soluções inovadoras na área de Engenharia Agrícola, visa a internacionalização e a viabilização para a Universidade, abrindo mais portas e disponibilizando maiores oportunidades, para os egressos e professores da Unioeste”.

Este evento representa não apenas uma oportunidade de networking e colaboração, mas também um passo significativo em direção à consolidação do Pgeagri como um centro de referência na promoção do desenvolvimento sustentável na agroalimentação e no aproveitamento de resíduos industriais.