Na última terça-feira (12), o Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus Cascavel, promoveu o Primeiro Fórum de Ensino, Pesquisa e Extensão (FEPE). Reunindo discentes e docentes da graduação e pós-graduação, o evento foi marcado pela apresentação das atividades do Nupeace, além de destacar projetos instigantes coordenados por docentes do CCSA. A tarde também reservou momentos de reconhecimento e premiação, honrando não apenas projetos, mas também brilhantes contribuições de docentes, discentes e dois parceiros externos, cujo apoio tem sido fundamental ao longo de quatro anos.
O diretor-geral do campus de Cascavel, Aníbal Mantovani Diniz, compartilhou sua visão sobre a gestão, enquanto a diretora do CCSA, Delci Grapegia Dal Vesco, prestou contas e trouxe insights valiosos das atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas no último quadriênio. O foco principal do FEPE CCSA foi promover a integração entre cursos, docentes, discentes e a comunidade interna e externa à Unioeste. O evento visou socializar os projetos de ensino, pesquisa e extensão, evidenciando a riqueza das iniciativas lideradas pelos professores do centro.
"A ideia é compartilhar nossas experiências para conhecermos os projetos de ensino, pesquisa e extensão de nossos colegas, aproximando projetos e pessoas à missão do CCSA e contribuindo assim para o desenvolvimento integral do cidadão", destacou a diretora Delci. Além disso, o fórum representou uma excelente oportunidade para discutir e planejar os próximos passos do centro. Há a expectativa de que nas próximas edições do FEPE, o evento possa ser estendido ao público externo.
"Essa tarde é para dialogarmos entre nós, docentes e discentes. Também, como essa é a primeira edição do FEPE, é uma oportunidade para avaliar seu impacto e aceitação, para que, em anos futuros, possamos planejar o evento visando envolver a comunidade externa, proporcionando a chance para a sociedade de conhecer os projetos do nosso centro e como interagimos com a comunidade", afirmou a diretora Delci. O FEPE CCSA é mais do que um evento acadêmico; é uma vitrine vibrante do talento e comprometimento que impulsionam o Centro de Ciências Sociais Aplicadas em sua missão de excelência, colaboração e integração.
Centro de Ciências Sociais Aplicadas
O CCSA abrange os cursos de graduação em Administração, Ciências Econômicas e Ciências Contábeis, Ead Curso Superior de Tecnologia (CST) em Gestão Pública e os cursos de pós-graduação em Administração, nível mestrado e doutorado profissional, Contabilidade, nível mestrado acadêmico, além das especializações: MBA em Gestão de Produção, MBA em Gestão Financeira e Estratégica, MBA em Gestão de Pessoas, MBA em Gestão de Projetos, MBA em Contabilidade e Controladoria.
Premiação
Confira os destaques do CCSA premiados:
1- Aluno Egresso Destaque na Graduação
ADM- Michele Bertocchi
Contabilidade- Filippi Mickael Martini Honorio
Economia- Kaio Arlei Strelow
2- Aluno Egresso Destaque da Pós-Graduação
ADM- Everton Antonio Garboca
Contabilidade- Fernando Damke
3- Aluno Destaque na Graduação
ADM- Eveline Sofia Thomas
Contabilidade- Camila Albuquerque Videira
Economia- Harthur Angelo Kulkamp
4- Projeto de Ensino Destaque CCSA
ADM- Aprendendo ferramentas de comércio exterior
Contabilidade- Novos desafios no ensino superior. Uma experiência com os alunos de ciências contábeis
Economia- Olhar econômico para o hoje
5- Projeto de Pesquisa Destaque CCSA
ADM- Estratégia e tomada de decisão em empreendimentos
Contabilidade- Exportações e Desenvolvimento Sustentável: o impacto do PEIEX nos ODS 8,9 e 17
Economia- Discriminação racial no Brasil e Paraná: estimativas do diferencial de salários para os anos 2019 e 2021
6- Projeto de Extensão Destaque CCSA
ADM- Maratona Empreendedora
Contabilidade- Contabilidade Itinerante
Economia- Determinação do custo da cesta básica em Cascavel-PR
CCSA- Gincana sustentável: doe lacres, doe tampinhas
7- Programa Destaque CCSA
CCSA- Peiex Cascavel
8- Parceiro Externo Destaque do CCSA
CCSA- Sebrae
CCSA- Unimed