Acadêmica da Unioeste faz doutorado sanduíche na Espanha

A discente do curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Geografia de Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Juliana dos Santos Silva, está em Madrid-ES e participa do Programa de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE), onde realiza estudo de comparações entre o setor de celulose e papel no Brasil e Espanha, como parte da pesquisa. Na Universidad Complutense de Madrid está sob a orientação da professora Dra. Rosa Mecha Lopez.

Na Facultad de Geografia e Historia, a convite da professora Rosa, a discente realizou a apresentação na disciplina Teoria y Metodo de la Geografía, retratando brevemente a trajetória do Geógrafo brasileiro Milton Santos, professor Doutor Causa Honoris por 19 universidades, incluindo a Universidad Complutense de Madrid. Milton Santos foi e é importante para o olhar crítico da ciência geográfica.

Além disso, a discente de doutorado fez a apresentação para a turma de Dinamicas Territoriales de las Actividades Economicas, sobre a pesquisa no setor de celulose e papel. Na ocasião, foi possível apontar os avanços do setor em países europeus, asiáticos e americanos.

A convite da professora. Dra Sara Barrasa também falou sobre a América do Sul, na disciplina Geografia de América. Pontuando questões econômica, política e recursos naturais.

Segundo Juliana “As experiências aqui têm sido únicas e estou aproveitando muito essa oportunidade. Agradeço a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal Nível de Superior (CAPES), orgão que possibilita o financiamento à pesquisa, e ao Progrma de Pós-Graduação em Geografia da Unioeste. Espero finalizar essa instancia aqui da melhor maneira possível e, estreitar laços entre Brasil e Espanha, através da ciência”.