Missão de Colaboração no Canadá: Unioeste e Unesp representam o Brasil em Programa de Líderes Emergentes nas Américas

O Assessor de Relações Internacionais da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Rafael Mattiello, participou em Missão de Colaboração no Canadá. A oportunidade foi concedida pelo Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP - Programa de Líderes Emergentes nas Américas) e ocorreu entre os dias 19 e 29 de novembro.

Em 2009, o Governo do Canadá criou o ELAP para apoiar o desenvolvimento do capital humano e a próxima geração de líderes nas Américas, oferecendo bolsas de estudo de curto período aos estudantes da América Latina e Caribe. Ao mesmo tempo, fortalece os vínculos entre as instituições de ensino superior no Canadá e nas Américas.

O propósito da missão foi estabelecer conexões significativas com uma variedade de Instituições de Ensino Superior e Pós-secundário canadenses, objetivando a mobilidade estudantil e de docentes, e a aproximação de parcerias de pesquisa. A missão teve início com uma visão geral do sistema educacional canadense, do programa ELAP e de outros programas canadenses de intercâmbio de curto prazo, e finalizou com a participação dos convidados na conferência anual do Canadian Bureau for International Education (CBIE - Gabinete Canadense de Educação Internacional), entidade que promove a educação internacional canadense, criando e mobilizando experiências, conhecimento, oportunidades e liderança.

Segundo Rafael Mattiello, “me sinto honrado por ter representado a Unioeste e o Brasil na Missão. A oportunidade de estreitar laços com as universidades canadenses é de extrema importância para toda a comunidade acadêmica de nossa universidade. No âmbito dos discentes, formalizar o convênio com mais instituições de ensino do país, oportuniza que os alunos possam participar do programa ELAP, com bolsa de curta duração paga pelo governo canadense. Para os docentes, a aproximação contribui para as parcerias de pesquisas, tornando as publicações da Unioeste mais acessíveis nos países do Norte global, as trocas metodológicas e os diferentes conhecimentos aplicados também são de grande importância no âmbito do ensino. Além disso, a integração das universidades dos países latino-americanos com as canadenses contribui para reforçar a importância do ensino e da pesquisa para a sociedade”.

Apenas delegados de duas universidades brasileiras foram contempladas para participar da Missão Internacional, Rafael Mattiello pela Unioeste e José Celso Freire Junior pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Além dos brasileiros, representantes de universidades da Argentina: Rodrigo Javier López Plantey (Universidad Nacional de Cuyo), Bolívia: Oscar  Molina-Tejerina (Universidad  Privada  Boliviana), Costa Rica: Vélia Hélène Béatrice Govaere (Universidad  Estatal  a  Distancia), Ilhas Cayman: Robert Robertson (University College  of the Cayman Islands), República Dominicana: Elsa  María  Moquete de Mateo (Universidad APEC), Equador: Jimena  Dávila  Álvarez (Pontificia  Universidad  Católica del Ecuador), El Salvador: Salvador  Ernesto Nieto Cárcamo (Universidad  Luterana Salvadoreña), Peru: Joel  Fernando Arias Enriquez (Universidad  Católica  San  Pablo), Turks e Caicos: Candice Williams (Turks  and  Caicos  Islands Community College) também estiveram presentes na missão. Os delegados internacionais selecionados na América Latina e Caribe foram recepcionados de forma impecável por Amirath Afodjo, coordenadora do Projeto pela Global Affairs Canada, Lanor Mallon, diretora do Programa pela CBIE e Alice Danguy, gestora do Programa pela CBIE.

Foram visitadas nove universidades canadenses, e quatro províncias, sendo elas: Mount Saint Vincent University, Nova Scotia Community College e a St Mary's University, da província de Nova Scotia; a University of Prince Edward e a Holland College da província de Prince Eduard Island; a University of New Brunswick, Collège Communautaire du Nouveau Brunswick, New Brunswick Community College e a Université de Moncton, da província de New Brunswick; a conferência CBIE ocorreu em Vancouver na província de British Columbia.

Texto: Larissa Terra Langer