Egresso da Unioeste conquista registro de software

Egresso da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), que atualmente atua como professor colaborador da Universidade teve o software Jaw System Age Group X, fruto de sua dissertação de mestrado, registrado junto ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). Matheus Raffael Simon, decidiu pesquisar a relação entre a idade cronológica do paciente e a idade obtida pela análise de uma tomografia cone beam por meio de uma rede neural artificial.

Em abril de 2022, Matheus apresentou a defesa da dissertação do mestrado e obteve sucesso. Depois, em conversa com seu orientador, Professor Adair Santa Catarina, resolveu solicitar o registro do software, visto que um produto havia sido desenvolvido no decorrer do mestrado. “Dessa forma, entramos com o pedido de registro pela Unioeste, e após percalços no caminho, deu tudo certo, fizemos o registro do software e a publicação de um artigo científico relacionado à dissertação”, conta o egresso.

A pesquisa também foi realizada com o auxílio da professora Adriane Yaeko Togashi, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, no desenvolvimento da ideia e no suporte com as questões diretamente ligadas com a odontologia. Com isso, Matheus conta como o software deve ser utilizado. “O objetivo é que o software seja realmente utilizado como foi seu propósito, subsidiar informações da estrutura óssea da mandíbula do paciente para dentistas”.

Registro de Software

Segundo a professora Dra. Maria da Piedade Araújo, Diretora Executiva da Agência de Inovação (Unioeste INOVA), os softwares desenvolvidos, frutos de pesquisas da Unioeste, passíveis de serem licenciados, precisam ser registrados pela Unioeste INOVA. O propósito desses registros é que a comunidade possa acessar os ativos tecnológicos gerados pela Unioeste.

Cone Beam

A tomografia cone beam é uma tomografia computadorizada volumétrica do feixe cônico, que permite capturar imagens tridimensionais (3D).