Unioeste apresenta novas tecnologias para o agronegócio

A integração de geotecnologias com técnicas de data Science (ciência de dados) tem revolucionado a forma como entendemos e gerenciamos nosso ambiente. Isso possibilita uma série de avanços, como a criação de mapas detalhados de uso e ocupação do solo, a estimativa precisa das safras agrícolas de grãos, a geolocalização de estruturas relacionadas à pecuária (como aviários, pocilgas e açudes), a otimização na implantação de unidades de armazenamento de grãos com base na capacidade de armazenamento e na produção de uma região, além do uso de imagens de satélite e Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) para monitoramento e pulverização eficiente em culturas agrícolas. Essas tecnologias combinadas têm proporcionado uma abordagem mais inteligente e eficaz para a gestão do uso da terra e a produção agrícola, resultando em benefícios significativos para o setor agropecuário e o meio ambiente.

Esse é o objetivo de um projeto inovador apresentado pelo Professor Doutor Jerry Johann, coordenador do Núcleo GeoScience da Unioeste, no Paraná Faz Ciência e na 20ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT 2023), ambos realizados na Universidade Estadual de Londrina (UEL).

A inovação, que alia conhecimento científico à uma demanda de produção de grãos, faz parte do leque de projetos apresentados pela Unioeste no evento que está movimentando a área de ciência, tecnologia e conhecimento na região Norte do Paraná, resultado de uma parceria entre a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), a Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), a Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico e a UEL.

Segundo o pesquisador, o agronegócio é uma das espinhas dorsais da economia global, desempenhando um papel vital na alimentação de bilhões de pessoas e no fornecimento de matérias-primas para diversas indústrias. No entanto, enfrenta desafios crescentes, como a necessidade de aumentar a produtividade, reduzir o impacto ambiental e garantir a segurança alimentar em um mundo em constante crescimento demográfico. É nesse contexto que a Data Science emerge como uma ferramenta poderosa e crucial para aprimorar a análise de dados no agronegócio, visto que permite por meio de técnicas de inteligência artificial uma análise e interpretação de dados para extrair insights valiosos e tomar decisões baseadas em evidências. Esse campo encontra aplicações em diversas áreas de estudo, incluindo aquelas investigadas por este projeto na Unioeste.

De acordo com a Divisão de População do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas (ONU), a expansão demográfica projetada implica na necessidade de um aumento significativo na produção de alimentos, que pode chegar a 70% até o ano de 2050 em comparação com os números atuais. Conforme Jerry Johann, as estimativas futuras indicam que a população mundial deverá superar a marca de 9,7 bilhões de pessoas em menos de três décadas, um incremento de 2 bilhões em relação aos números atuais. Isso ressalta a urgência de adotar abordagens inovadoras, como a aplicação de geotecnologia e ciência de dados, para enfrentar esse desafio global de segurança alimentar.

Tanto o Paraná Faz Ciência, como a 20ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT 2023),  ocorrem com apoio das universidades estaduais de Ponta Grossa (UEPG), do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), de Maringá (UEM), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Norte do Paraná (Uenp) e do Paraná (Unespar); das federais do Paraná (UFPR), da Integração Latino-Americana (Unila), da Fronteira Sul (UFFS), Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Instituto Federal do Paraná (IFPR). Também participam a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR – Grupo Marista), a secretaria estadual da Educação (SEED), o Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Unopar Anhanguera e Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR)

Quem é o Pesquisador

O pesquisador é professor Associado da Unioeste e ocupa o cargo de diretor de pós-graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Também é docente dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia Agrícola (PGEAGRI), Administração Profissional (PPGAdm) e Ciências Contábeis (PPGC). Também lidera o Grupo de Pesquisa Geotecnologias e Ciência de Dados (GeoScience) da UNIOESTE. Também atua nos Grupos de Pesquisa: Group of GeoIntelligence Research in Agriculture - GeoIn da UNICAMP/SP e Grupo de Pesquisas Espaciais - GREES do IFRO. Atua também como Membro do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (COMDER) do Município de Cascavel/PR, entre outros trabalhos de assessoria técnica, consultoria acadêmica.

O professor também integrou a Comissão de Elaboração de Propostas de Instrumentos Reguladores de Atividades Institucionais de Inovação da Unioeste. É avaliador e Coordenador de vários Projetos de Pesquisa Científica de Órgãos de Fomento (Fundação Araucária e CNPq) e de projetos de parceria de integração de universidade-empresas, bem como consultor ad hoc de Revistas Científicas.