Unioeste: Alunos de Ciência da Computação do campus de Foz do Iguaçu se destacam e são efetivados como técnicos de informática no Parque Tecnológico Itaipu

Os estudantes do curso de Ciência da Computação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Foz do Iguaçu, Nikoly Cover, Vinícius Jimenez e Augusto Tessaro têm muito a comemorar. O que começou como uma experiência voluntária em um dos laboratórios de pesquisa do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) – Gestão Energética - GED/Área de Automação, rapidamente se transformou em oportunidades promissoras.

Os estudantes, cujo comprometimento e dedicação se destacaram desde o início, foram convidados para se tornarem estagiários no laboratório após um período como voluntários. Durante o estágio, demonstraram habilidades excepcionais e um profundo conhecimento em suas áreas de atuação, conquistando o reconhecimento da equipe do PTI.

Devido aos desempenhos impressionantes, os três estudantes da Unioeste foram recentemente efetivados e contratados como técnicos de informática na empresa. Essa conquista é motivo de orgulho não apenas para eles, mas também para a instituição, que proporciona a base acadêmica e o conhecimento necessários para o sucesso profissional.

Em uma conversa com um dos alunos efetivados, Vinícius Jimenez, ele expressou sua gratidão pela oportunidade e o percurso até a concretização da oportunidade oferecida: “Nos dedicamos bastante, tivemos um tempo para aprender e estudar, e logo depois tivemos o nosso primeiro projeto. E logo depois, fomos participando de outros projetos. Hoje em dia, é muito gratificante ver todo esforço e dedicação sendo recompensados. Quando entramos, acho que ninguém imaginou ser contratado. Estou extremamente feliz”, diz.

Segundo o coordenador do curso de Ciência da Computação da Unioeste, Campus de Foz do Iguaçu, Prof. Antonio Hachisuca (Shiro), observar essas oportunidades oferecidas para os estudantes do curso é gratificante. “Esse sempre foi um dos objetivos do Centro de Engenharia e Ciências Exatas da Unioeste – Foz do Iguaçu de estar dentro do PTI e permitir que acadêmicos possam ser voluntários, bolsistas, estagiários nos laboratórios e projetos desenvolvidos no PTI, e aqueles que se destacarem academicamente conseguirem fazer estágio e demonstrando capacidade técnica e responsabilidade serem contratados pela fundação”, avalia.

Para a estudante Nikoly Cover é gratificante ter esse reconhecimento. “Foram quase dois anos de muito aprendizado na empresa. E o fato de ser contratada antes de terminar a graduação traz uma enorme perspectiva de futuro, porque consigo perceber que quando terminar o curso consigo chegar muito mais longe”, finaliza.

Os estudantes conciliarão o trabalho como técnicos de informática com os estudos em Ciência da Computação. Essa conquista é um exemplo para outros estudantes, mostrando que é possível alcançar o sucesso profissional enquanto ainda estão cursando a graduação na Unioeste. Além disso, ressalta a importância de oportunidades de estágio e trabalho em laboratórios de pesquisa, que proporcionam aos estudantes uma experiência prática e enriquecedora.

Texto: Assessoria de Comunicação – Campus Foz do Iguaçu