V Seminário de Perspectivas Sobre o Agronegócio debate o papel da mulher no agronegócio

O Núcleo de Desenvolvimento Regional (NDR), em conjunto com os Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (PGDRA) e em Economia (PGE) e o curso de Ciências Econômicas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste, campus de Toledo, realizam o V Seminário de Perspectivas Sobre o Agronegócio. A edição deste ano traz como tema a ‘Inserção e Atuação da Mulher no Agronegócio. O evento acontece entre os dias 6 e 7 de novembro, no auditório do PGDRA, no último piso do bloco E2 do campus de Toledo da Unioeste.

O professor do curso de Ciências Econômicas da Unioeste, Weimar da Rocha Freire Junior, conta que os temas do Seminário são definidos meses antes do evento, levando em consideração os assuntos demandados pela sociedade. “Este ano, o grupo teve a sensibilidade de dar destaque às gestoras, empreendedoras e pesquisadoras que existem em nossa região com o foco de incentivar ações que destaquem o papel da mulher nas organizações, para equalizar a predominância masculina neste segmento de atividade”, explica.

De acordo com o professor, o Seminário possui dois fundamentos importantes à execução do evento: o primeiro é “trazer a sociedade para dentro da Unioeste e mostrar que existe uma diversidade de tudo, uma vez que nós vivemos numa universidade (local de encontro de todas as influências e tendências) e desmistificar que há só uma forma de pensamento. O segundo fundamento é mostrar para os acadêmicos formas e alternativas de gestão, empreendedorismo e pesquisa para que, com os exemplos, se motivem a iniciar projetos empreendedores como serão abordados no seminário”, disse.

Programação:

Segunda-feira (06/11)

14h: Palestra “O Papel da Mulher na Cooperativa de Café Matão”, com Claudiomira Souza (Associação de Café Matão);

15h: Palestra “O Cooperativismo Solidário e os Avanços na Trajetória das Mulheres”, com Daniella Coluppi (Cooperativa UNICAFES);

19:30h: Palestra “Os Contratos Empresariais como Estruturas de Governança”, com Juliana Karina Feil Gaffuri (mestre pelo PGDRA).

Terça-feira (07/11)

14h: Palestra “Como Estimular as Mulheres a Empreender em Organizações no Agronegócio” com Kelly Stein e Francielli Rossetto (Empresárias de Concórdia do Oeste);

19h30: Palestra “O Mercado de Produção de Aves: Perspectivas e Fatores para a Manutenção da Liderança”, com Marilene Schmidt (NtrQuest – Gerente Nacional de Aves – Toledo);

21h: Palestra “Netword no Agro: Desafios e Oportunidades”, com Ana Carolina Clivatti Ferronato (Sócia-fundadora da Netword Agro – Palotina).

As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas pela página da Unioeste.

Daniel Schneider