Unioeste: Mestranda do Programa de Pós–Graduação em Engenharia Elétrica e Computação é premiada por artigo inovador sobre ilhamento no sistema elétrico

A mestranda Nadia Ribeiro Carolina, do Programa de Pós–Graduação em Engenharia Elétrica e Computação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Foz do Iguaçu, teve o seu artigo premiado na XV Conferência Brasileira sobre Qualidade da Energia Elétrica. O trabalho aborda uma problemática crucial no setor elétrico: o ilhamento não intencional. Essa condição pode acarretar riscos tanto para o sistema elétrico como para pessoas e animais, além de afetar a qualidade da energia elétrica, tema central do congresso.

O estudo desenvolvido pela mestranda e pelo orientador Prof. Dr. Daniel Motter, além dos autores José Carlos de Melo Vieira Júnior, Heliton O. Vilibor e Victor Baiochi Riboldi, teve como objetivo investigar a possibilidade de utilizar bancos de capacitores, equipamentos amplamente conhecidos e utilizados, para agilizar a detecção do ilhamento e, consequentemente, interromper o evento de forma mais rápida e eficiente.

A abordagem proposta no artigo premiado despertou grande interesse no congresso, uma vez que apresenta uma estratégia promissora para acelerar a identificação do ilhamento, permitindo uma intervenção mais ágil e precisa. Para a estudante a sensação de ter o artigo aprovado para apresentação foi ótima. “Participar do congresso já foi muito enriquecedor. Mas a premiação traz realmente uma sensação de reconhecimento e satisfação com o trabalho desenvolvido. Pois o tema do artigo é uma parte da minha dissertação, então a premiação atesta a relevância dos trabalhos que estamos desenvolvendo no PGEEC”, diz.

Lembrando que as inscrições para alunos regulares do Programa de Pós–Graduação em Engenharia Elétrica e Computação da instituição estão abertas até o dia 30 de novembro e podem ser realizada pelo link: http://www.unioeste.br/pos/inscricoes  o edital completo você pode conferir pelo link: https://www5.unioeste.br/portalunioeste/arq/files/PGEEC/editais/EDITAL_028_-_PROCESSO_SELETIVO_ALUNO_REGULAR_TURMA_2024.pdf