Professora da Unioeste recebe Prêmio Anna Nery, maior honraria da Enfermagem no Brasil

A enfermagem brasileira celebra mais uma conquista notável, com a entrega do renomado Prêmio Anna Nery à professora Elis Maria Teixeira Palma Priotto, docente do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) - Campus de Foz do Iguaçu. O Prêmio, honraria máxima da categoria no país, é a congregação do reconhecimento dos profissionais comprometidos com o cuidado e auxílio na área da saúde brasileira, sendo não apenas uma mera comenda, mas uma reverência ao compromisso e ao protagonismo que inspira enfermeiros, técnicos, auxiliares e obstetrizes em todo o Brasil.

Na noite de terça-feira (24) de outubro, a premiação homenageou a docente da Unioeste e outros 32 profissionais durante solenidade realizada na cidade de João Pessoa na Paraíba, que ao longo da semana sedia o 25º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF).

A docente aprovada em 1º lugar em Enfermagem no 13º Concurso público da Unioeste para o campus de Cascavel, foi durante oito anos, a única professora efetiva do curso. Com muitas reuniões, lutas, passeatas, alunos dormindo na praça, a professora Elis, que ministrava suas aulas no local, conseguiu manter o curso no campus de Foz do Iguaçu definitivamente. Em 20 setembro de 2004, com o decreto nº 3637, foi autorizada a inclusão do Curso de Enfermagem no campus de Foz do Iguaçu.

Por sua luta na área da saúde paranaense, a professora Elis Priotto foi agraciada com essa distinção em virtude de seu histórico na área. Seu trabalho incansável na formação de novos profissionais de enfermagem e sua atuação como pesquisadora comprometida têm impactado significativamente a área da saúde.

A docente da Unioeste destacou o sentimento de receber a premiação. “Receber a homenagem e o maior prêmio para um profissional da Enfermagem foi maravilhoso e emocionante.  Ser reconhecida pelo trabalho para estruturar e manter o curso de Enfermagem no campus da Unioeste de Foz do Iguaçu e contribuir profissionalmente para o desenvolvimento da Enfermagem foi uma honra. Sou grata ao Conselho Regional de Enfermagem do Paraná – COREN/PR e ao Conselho Federal de Enfermagem – COFEN”, pontua.

A conquista do Prêmio Anna Nery é um reconhecimento merecido e uma fonte de orgulho não apenas para a professora, mas também para toda a comunidade acadêmica da Unioeste. Essa honraria reafirma o compromisso da instituição em oferecer uma educação de qualidade e formar profissionais capacitados e engajados no cuidado com a saúde da população.

Segundo o reitor da Unioeste, Alexandre Webber, a honraria mostra a importância da Universidade e que a luta vale a pena. “É um grande orgulho a gente ter uma docente com uma carreira tão excepcional, são esses professores que fazem a diferença na formação de novos profissionais e esse é o nosso papel, que não é só formar, mas também transformar toda a sociedade em volta da Universidade”.