Unioeste: Alunos Ciência da Computação de Foz conquistam primeiros lugares durante 20º Latinoware

Não é novidade para ninguém que a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) possui os melhores estudantes e professores. Uma prova disso é a mais nova conquista dos alunos do curso de Ciência da Computação do campus de Foz do Iguaçu que conquistaram as primeiras posições durante o 20º Congresso Latino-americano de Software Livre e Tecnologias Abertas – Latinoware que aconteceu em Foz do Iguaçu.

O aluno Amin Mhamad Ismail conquistou o 1º lugar no Capture The Flag – CTF e por equipe o time da Unioeste conquistou a 2ª  colocação na competição. O CTF no âmbito da tecnologia da informação são competições com desafios que envolvem habilidades de segurança da informação como engenharia reversa, análise de códigos, criptografias e muito mais. Na edição deste ano o desafio foi baseado em um quiz (pergunta/resposta) onde os competidores receberam vários desafios e tinham que obter a resposta mais rápida possível.

Já a equipe do Hackathon do curso de Ciência da Computação da Unioeste de Foz do Iguaçu, conquistou a 2ª colocação geral, a atividade foi promovida pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR) e teve como objetivo desenvolver soluções de base tecnológica que promovessem a inclusão produtiva principalmente nos países da América Latina, os competidores tiveram que desenvolver soluções inovadoras conectadas ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável, Fome Zero e Agricultura Familiar.

Para o estudante Amin Mhamad Ismail, que conquistou o 1º lugar no CTF, é uma sensação muito boa participar da competição e principalmente conquistar o primeiro lugar. “É muito empolgante você estar participando junto com o pessoal e tentando resolver os desafios e vendo o esforço e a competitividade no ambiente. Cada desafio que alguém resolvia era um impulso para a gente resolver mais desafios”, diz.

Dyogo Romagna Bendo está no primeiro ano do curso de Ciência da Computação da Unioeste e fez parte do time do Hackaton que conquistou a segunda colocação. Para o estudante foi uma experiência interessante. “Todos os participantes do grupo eram do primeiro ano, então todos nós estávamos um pouco perdidos de como funcionaria no começo, mas foi uma ótima oportunidade de aprender como construir um projeto, de ter uma ideia e construir algo em torno disso. Além do mais ter contato com profissionais tão capacitados no Hackathon para nos instruir, permitiu que evoluíssemos muito, e ter conquistado esse segundo lugar é uma motivação a mais para continuar aprendendo cada vez mais sobre a área para aproveitar as oportunidades que temos aqui na Unioeste”, finaliza.