Central de Notícias

Unioeste: Professora do campus de Foz do Iguaçu recebe medalha em Brasília após identificar asteroide

Apaixonada pelos mistérios do universo, a docente e coordenadora do curso de Administração da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Foz do Iguaçu, Rosely Cândida Sobral, conquistou uma medalha, num programa do governo federal com a Nasa, após identificar um asteroide. A premiação foi realizada na última semana em Brasília.

A docente participou do “Caça Asteroides” realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação em parceria com International Astronomical Search Collaboration (IASC) e a National Aeronautics and Space Administration (NASA). Durante o programa, foram disponibilizadas imagens para montagem de gifs e, a partir daí, os movimentos de possíveis asteroides em proximidade com a Terra eram monitorados para identificação.

O projeto busca, além de identificar, rastrear e estudar asteroides e durante a detecção é utilizado o software Astrometric, em que são disponibilizadas imagens do céu retiradas por um telescópio no Havaí, a partir disso as equipes analisam os pacotes de imagens. Cada pacote tem quatro imagens que, em movimento, as equipes conseguem detectar ou não a presença de asteroides. Aparecendo no mesmo pacote também asteroides detectados, por isso é tão significativo a descoberta da docente da Unioeste, que representa o encorajamento aos jovens de seguirem carreiras científicas e fazer parte do projeto.

Em reconhecimento a sua descoberta e contribuição, a professora Rosely Cândida Sobral foi agraciada com uma medalha na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada em Brasília. A premiação ocorreu durante uma cerimônia especial, que contou com a presença de autoridades governamentais e representantes da comunidade acadêmica.

Para a docente, a emoção de receber a medalha como cientista cidadã e por ter descoberto o asteroide, é indescritível. “Primeiro por participar de um projeto dessa magnitude que é o caça asteroide, promovido pelo Ministério de Ciência e Tecnologia e em parceria com o Instituto IASC, que é o Instituto da NASA e segundo por ter o privilégio de ser líder de equipe, uma forma também de incentivar os mais jovens”, diz.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.