Unioeste: Professora do campus de Foz do Iguaçu recebe medalha em Brasília após identificar asteroide

Apaixonada pelos mistérios do universo, a docente e coordenadora do curso de Administração da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Foz do Iguaçu, Rosely Cândida Sobral, conquistou uma medalha, num programa do governo federal com a Nasa, após identificar um asteroide. A premiação foi realizada na última semana em Brasília.

A docente participou do “Caça Asteroides” realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação em parceria com International Astronomical Search Collaboration (IASC) e a National Aeronautics and Space Administration (NASA). Durante o programa, foram disponibilizadas imagens para montagem de gifs e, a partir daí, os movimentos de possíveis asteroides em proximidade com a Terra eram monitorados para identificação.

O projeto busca, além de identificar, rastrear e estudar asteroides e durante a detecção é utilizado o software Astrometric, em que são disponibilizadas imagens do céu retiradas por um telescópio no Havaí, a partir disso as equipes analisam os pacotes de imagens. Cada pacote tem quatro imagens que, em movimento, as equipes conseguem detectar ou não a presença de asteroides. Aparecendo no mesmo pacote também asteroides detectados, por isso é tão significativo a descoberta da docente da Unioeste, que representa o encorajamento aos jovens de seguirem carreiras científicas e fazer parte do projeto.

Em reconhecimento a sua descoberta e contribuição, a professora Rosely Cândida Sobral foi agraciada com uma medalha na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada em Brasília. A premiação ocorreu durante uma cerimônia especial, que contou com a presença de autoridades governamentais e representantes da comunidade acadêmica.

Para a docente, a emoção de receber a medalha como cientista cidadã e por ter descoberto o asteroide, é indescritível. “Primeiro por participar de um projeto dessa magnitude que é o caça asteroide, promovido pelo Ministério de Ciência e Tecnologia e em parceria com o Instituto IASC, que é o Instituto da NASA e segundo por ter o privilégio de ser líder de equipe, uma forma também de incentivar os mais jovens”, diz.