Farmácia Escola da Unioeste realiza análise de interações medicamentosas

A Farmácia Escola da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), do campus Cascavel, realiza a análise das interações medicamentosas, especialmente de idosos em uso de múltiplos medicamentos, por meio de ferramentas como o Micromedex, Uptodate e Drugs.com, que graduam a intensidade da interação, bem como orientam sobre seu manejo. A análise é feita por docente do curso de Farmácia, a partir de informações fornecidas pelo interessado (medicamentos em uso, doenças diagnosticadas, entre outras). Interessados devem entrar em contato pelo telefone 45 3220-3192 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .

Interações de Medicamentos

Utilizar muitos medicamentos juntos pode causar algum dano à saúde?

O perigo das interações envolvendo medicamentos.

Polifarmácia ou politerapia são termos utilizados para definir o uso simultâneo de cinco ou mais medicamentos, usados por uma pessoa, sob prescrição médica ou não, para tratar seus problemas de saúde. Algumas doenças necessitam de vários medicamentos para serem controladas e terapias complexas tem se tornado muito frequentes na atualidade. Adicionalmente, o aumento da polifarmácia nas últimas décadas ocorre também devido ao envelhecimento populacional associado ao aumento da prevalência das doenças crônicas, tais como hipertensão, diabetes, hipotiroidismo, depressão, entre outras.

O uso de mais de um medicamento traz o potencial de interação entre eles. Interações medicamentosas são eventos clínicos nos quais os efeitos de um medicamento em uma pessoa ocorrem de forma diferente do esperado, devido a alterações causadas por outros medicamentos, alimentos, bebidas ou devido a condições fisiopatológicas do próprio paciente. Essas interações podem se manifestar clinicamente pela exacerbação dos efeitos do medicamento, por efeitos adversos, pela exacerbação de doenças preexistentes ou pela redução dos efeitos esperados do tratamento (não efetividade).

Em qualquer circunstância é imprescindível o reconhecimento das eventuais interações existentes entre os medicamentos em uso pelos pacientes, visando controlar os riscos potenciais.