Professoras da Unioeste participam do II Seminário Internacional Zicosur Universitário

Na última semana, as professoras Nelsi Kistemacher Welter, do curso de Filosofia, e Adriane de Castro Martinez, de Odontologia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), estiveram na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), no 34º Encontro Internacional da Rede Zicosur, participando das atividades relativas ao II Seminário Internacional Zicosur Universitário (SIZU).

A professora Adriane, apresentou o projeto de extensão: “Coletivo ISTeja Prevenido: Jovens protagonistas na prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis, e a professora Nelsi, o projeto: “Web Rádios Escolares: Promovendo cultura, conhecimento e ciência e integrando escolas e universidade”.

O Encontro reuniu universidades públicas da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile Paraguai e Peru, e as professoras contam que tanto para elas, quanto para a Unioeste, o Seminário é uma grande oportunidade de mostrar a nossa extensão e conhecer a extensão de outras instituições. “Eu nunca havia participado de um evento com mostra de extensão de outros países. Esse fato proporcionou uma troca muito grande, pois conhecemos as características das universidades que estavam participando, como elas fazem extensão e o mais enriquecedor foi mostrarmos o nosso trabalho, como uma forma de agregar conhecimento e criar novas parcerias”, disse Adriane.

Além dessa troca de experiências, o diálogo entre as universidades também marcou o 34º Encontro Internacional da Rede Zicosur e possibilitou conversas sobre futuras parcerias. “Um ponto alto da nossa participação no Encontro foi a possibilidade de se aproximar de outras instituições e estabelecer vínculos para manter o diálogo e visar futuros convênios com os cursos”, conta Nelsi.

Rede Zicosur

A Rede Zicosur Universitário é um grupo de universidades públicas da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Peru, que vem atuando em programas conjuntos para fortalecer a integração acadêmica regional, com a finalidade de consolidar as trocas de conhecimentos técnico-científicos e culturais nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Nesse sentido, a temática do II SIZU busca conhecer e promover as Boas Práticas de Extensão das universidades membro da Rede Zicosur Universitário (RZU).