Unioeste: Parceria com o Parque Tecnológico de Itaipu e Universidade Aberta do Brasil possibilita “simuladão” do ENEM

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Foz do Iguaçu, em parceria com Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) e a Universidade Aberta do Brasil (UAB), possibilitou que estudantes do ensino médio do Colégio Estadual Tarquínio Santos de Foz do Iguaçu realizassem um "Simuladão" do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

A parceria entre as instituições resultou em uma iniciativa inovadora para auxiliar os estudantes do 3º ano do ensino médio no preparo para o ENEM. Um total de 57 alunos tiveram a oportunidade de utilizar os espaços dos laboratórios computacionais do PTI para realizar a atividade em uma plataforma digital que utiliza inteligência artificial (IA) para emitir pareceres quantitativos e qualitativos sobre o desempenho de cada estudante.

A Plataforma PLATIA-EDUCA, usa tecnologia de IA e consegue fazer uma avaliação multidimensional do aprendizado dos alunos. Segundo a organizadora e uma das desenvolvedoras da plataforma, Prof. Isabel Fernandes, a ferramenta acaba sendo de crucial importância para os estudantes. “Permite que o aluno compreenda as lacunas de conhecimento e a distância que o separa do acesso ao tão sonhado curso superior”, diz.

A plataforma digital utilizada na atividade possui recursos avançados de inteligência artificial, que analisam os resultados dos alunos e fornecem um feedback detalhado sobre seu desempenho. Além de avaliar aspectos quantitativos, como pontuação e tempo de resposta, a IA também emite pareceres qualitativos, destacando pontos fortes e áreas que necessitam de maior atenção por parte dos estudantes. Essa análise personalizada permite que os alunos identifiquem suas dificuldades e busquem estratégias de estudo mais eficientes.

A parceria entre a Unioeste, PTI e UAB, aliada à utilização da inteligência artificial, representa um avanço importante no campo da educação. Através dessa iniciativa, os estudantes do Colégio Estadual Tarquínio Santos têm acesso a recursos tecnológicos de última geração e a um suporte pedagógico diferenciado, que contribuirá para seu desenvolvimento acadêmico e pessoal.

Texto: Assessoria de Comunicação/Unioeste – Foz do Iguaçu