Acadêmica de Fisioterapia da Unioeste conquista quarta posição na Olimpíada Brasileira de Neurociências

A formanda do curso de Fisioterapia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Gabrielle Batista Aguiar, ficou entre os cinco melhores colocados na V Olimpíada Brasileira de Neurociências para Graduandos (OBNG). A competição reuniu mais de 220 participantes de Instituições de Ensino Superior privadas, estaduais e federais do Brasil inteiro.

Pela primeira vez, houve uma integração entre duas olimpíadas, a III Olimpíada Brasileira de Fisiologia (OBFis) e a OBNG. Ambas realizadas com o apoio da Federação das Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE), da Sociedade Brasileira de Fisiologia (SBFis), da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC) e da Organização Ciências e Cognição.

Gabrielle, é formanda do ano letivo de 2023, e participou das duas olímpiadas ao mesmo tempo, mas ficou entre as melhores colocações na de Neurociências. As competições têm o intuito de estimular os estudantes e desafiá-los a colocar o conhecimento sobre as ciências do cérebro e fisiologia em prática.

Segundo a formanda, as provas realmente exigiram um preparo maior, porém as orientações dos professores ajudaram-na a conquistar a quarta posição no ranking. “Eu me preparei por meio das anotações das aulas ministradas pelos docentes da Unioeste. Em todas as aulas aprendi conteúdos que foram essenciais para responder a prova. Além disso, estudei por flashcards antes de cada prova para melhor memorização”, relata Gabrielle.

Ainda, Gabrielle conta que desde o primeiro ano de graduação, participa de um grupo de pesquisa na área de neurociência, e se familiariza com o assunto. De acordo com ela, muitos professores vieram à sua mente enquanto participava das Olimpíadas, pois todos abordavam os assuntos que caíram de uma forma muito didática e completa. “Essa conquista reflete o nível de excelência que a Unioeste nos proporciona (no ensino, na pesquisa e na extensão). Tenho muito orgulho de fazer parte dessa universidade”, diz.

A formanda ganhará uma menção honrosa por estar entre os 10 primeiros colocados na OBNG, e conquistou uma menção honrosa por chegar na final da Olimpíada Brasileira de Fisiologia, ficando entre os 20 melhores do país.

As Olimpíadas

As Olimpíadas foram divididas em três fases: Prova Quiz, onde os participantes fizeram um teste de múltipla escolha, com 50 questões abrangendo conhecimentos básicos de neurociências e fisiologia, em no máximo 120 minutos. Os 50% melhores classificados avançaram para a próxima etapa.

Depois, os participantes fizeram a Prova de Conhecimentos Avançados, onde foram avaliados com base em um teste que abrange conhecimentos mais avançados em cada área de estudo, sendo uma prova separada para cada competição, com 60 minutos para completar esta prova, que consistiu em 25 questões de múltipla escolha. Os 20 melhores classificados avançaram para a próxima etapa.

Por fim, os 20 melhores foram para a Prova Live Questions, onde os participantes responderam a perguntas ao vivo, demonstrando suas habilidades de pensamento rápido e conhecimento em tempo real. Esta prova consistiu em 25 questões e os participantes tiveram 90 segundos para responder cada uma.