Central de Notícias

Serviço do Grupo de Atenção à Obesidade do HUOP vira modelo para 9ª Regional de Saúde  

       A sexta reunião do Grupo de Atenção à Obesidade (GAO) do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), virou modelo para a secretaria de saúde de Santa Terezinha de Itaipu, pertencente a 9ª Regional de Saúde de Foz do Iguaçu. Cinco profissionais do município acompanharam o trabalho realizado pela equipe multidisciplinar do HUOP.

  Liziene Dietrich, diretora do departamento da secretaria de saúde de Santa Terezinha de Itaipu elogiou o trabalho desempenhado com os pacientes que fazem parte do GAO "O modo como o HUOP realiza o acompanhamento e a preparação de cada paciente durante os 24 meses de preparação, com objetivos a serem alcançados como a queima de 5 a 10% do peso registrado no início do tratamento; com a cirurgia bariátrica realizada, o paciente tem um acompanhamento pós-operatório de 18 meses. Depois desse período, a pessoa volta aos cuidados da Secretária de Saúde do município de forma integral e os profissionais devem estar preparados”, finalizou Liziane.

      Segundo a médica Sirlei Pezzini Rodrigues, responsável por acompanhar os pacientes no município, existem casos de pessoas que passaram pelo procedimento cirúrgico e que voltaram a ganhar peso, voltando a ter o índice de massa corporal (IMC) alto, "Nosso grupo de pós procedimento bariátrico possui atualmente 150 pacientes e que voltaram a ganhar peso equivalente a obesidade de grau três. Cada paciente precisa estar preparado mentalmente, psicologicamente para a mudança que vai passar em cada processo", explicou a médica.

A diretora do departamento da secretaria de saúde do município explica que com o acesso rápido as informações nas redes sociais, existe a desinformação e as pessoas acreditam que é só chegar no serviço e passar pela cirurgia bariátrica. “Em primeiro lugar devemos explicar que o paciente vai ter uma mudança de vida radical e trabalhar a cabeça dessa pessoa. Atualmente em nosso município oferecemos serviços como o "detox da mente", onde buscamos ensinar a população em ter um estilo de vida mais saudável, com um passo de cada vez e ser conquistado, sem precisar passar pelo procedimento cirúrgico", explicou Liziane.

Serviço

       Para entrar no GAO, o paciente deve contar com a rede de apoio, seja na família e na saúde pública para atingir o objetivo da mudança com a vida nova. O primeiro passo é ir até uma unidade básica de saúde (UBS), passar por acompanhamento com a equipe médica, depois com todos os exames realizados os dados são encaminhados até a 9ª Regional de Saúde, chegando até o grupo do HUOP e fazer todo o processo com novos grupos. É importante ressaltar que cada processo é feito poucos e a longo prazo, com um degrau a ser vencido por vez.

 -Assessoria de Comunicação Social.

Fotos: Guilherme Silveira/Unioeste.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.