Central de Notícias

Docente da Unioeste é empossada como presidente do Conselho Municipal de Educação de Cascavel  

     Aconteceu na manhã desta terça-feira (08), no auditório do Conselho Universitário (COU), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), a posse da nova presidente do Conselho Municipal de Educação de Cascavel, Janete Ritter.   

       A docente da Unioeste, era conselheira, já foi presidente e agora foi reindicada ao cargo pelos membros titulares e suplentes do Conselho Municipal de Educação de Cascavel. Janete assume o mandato até 31 de junho de 2025. Os conselheiros têm como função emitir normativas, pareceres, deliberações sobre as políticas educacionais no município de Cascavel, ou seja, pra todas as escolas, Centros Infantis (CI) e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), que fazem parte do Sistema Municipal de Educação.  

        Questionada sobre o que significa ser da Unioeste e estar na presidência do Conselho Municipal de Educação, Ritter explica “Sou a primeira pessoa que é eleita de uma Instituição do não governamental do município, então é importante para a sociedade ver que embora a universidade parece que está muito longe da comunidade, na verdade ela não está e pode desenvolver um trabalho próximo às escolas e aos CMEIs, mostrando como é feita a educação básica”, finalizou Janete. 

      Sobre estar sendo reconduzida ao cargo que assumiu por seis meses, a recém-empossada, diz que está muito feliz. “Estar novamente à frente do Conselho Municipal de Educação de Cascavel, é o sinal que o meu trabalho foi aceito pelos conselheiros e pelos segmentos que compõe o conselho. Ao mesmo tempo vejo como uma tarefa, porque você sempre precisa superar o trabalho feito anterior, se foi bom, precisa melhorar e isso quer dizer que teremos muito mais trabalho pela frente", explicou a nova presidente.  

    O Conselho Municipal de Educação tem papel fundamental perante à sociedade, a própria professora Janete conta que é uma interlocução com a parte administrativa da Educação "Nós, enquanto Conselho Municipal de Educação, somos esse elo entre as escolas, os espaços educativos e a política administrativa. Então, é importante que as pessoas vejam o conselho como um agregador, como um parceiro da educação em nosso município”, finalizou Ritter.

 -Assessoria de Comunicação Social.

 Fotos: Guilherme Silveira e Leonardo de Oliveira/ACS - Unioeste.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.