Hospital Universitário: Pacientes do serviço de obesidade perdem 300 quilos em quatro meses

Durante a 5ª reunião do Grupo de Serviço de Obesidade e Cirurgia Bariátrica do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), realizada no dia 31 de julho, bons resultados foram apresentados pelos 45 participantes das 9ª, 10ª e 20ª Regionais de Saúde. Em quatro meses desde o começo do programa, 80% dos participantes conseguiram eliminar peso, se somar a conquista de cada paciente, são cerca de 300 quilos eliminados nesse período.

“A meta não é o peso ideal, mas eliminar de 5% a 10% para se atingir o peso certo de acordo com cada participante. Por exemplo: se uma pessoa está com 150 quilos, através da mudança de vida e com uma boa reeducação alimentar, ela consegue atingir os 135 quilos e aos poucos ir evoluindo”, ressalta o coordenador do Serviço de Obesidade e Cirurgia Bariátrica do HUOP/UNIOESTE, Dr Allan Araújo.

Projeto modelo

Uma equipe da Secretaria de Saúde de Toledo, participou da reunião para entender como o projeto é desenvolvido e executado dentro do HUOP. As nutricionistas Luciana Zabine de Oliveira e Scheila Dayane Schneider falam da impressão do projeto “ficamos bem surpresas com a quantidade de participantes e achamos muito interessante esse trabalho com as metas. A quantidade de peso que os participantes conseguiram reduzir nesses encontros durante esse período, é algo bem-organizado, tem o diário que anotam tudo que vontade de comer, o que comem, o que estão passando, o que sentem. Essa é uma metodologia bem interessante e muito funcional para o paciente ir acompanhando sua evolução. Como que está a rotina dele, o que ele pode melhorar e os sentimentos associados e tentar ir trabalhando isso, porque a gente sabe que a alimentação envolve muitos fatores. Questão emocionais devem ser trabalhadas, por isso, é tão importante a participação do psicólogo, que é um profissional que vai ajudar bastante nesse trabalho das emoções, ressaltaram as profissionais.

A enfermeira Viviane Delcy da Silva, explica que conheceu o projeto através de uma palestra realizada pelo Dr Allan e sua equipe em Toledo. “Já tínhamos conhecido o projeto em uma palestra realizada pelo Dr Allan em Toledo. Estamos encantadas com o trabalho que é realizado aqui. Desde o acolhimento, a dinâmica, a metodologia. A forma com que cada paciente é recebido, os elogios, as motivações. Todo trabalho em equipe tem apenas uma meta, mudar vidas; tudo isso faz a diferença no resultado de cada paciente.”, ressaltou Viviane.

Vida nova

Maria Aparecida Peixoto, 46 anos, recebeu a visita do Dr Allan e sua equipe, quatro dias depois de passar pelo procedimento cirúrgico. A paciente recebeu acompanhamento do Serviço de Obesidade e Cirurgia Bariátrica por um ano e meio, nesse período Maria eliminou 15 quilos de gordura, passando de 146 para 129 quilos até a data da cirurgia. "Antes de entrar para o projeto e conhecer o Dr Allan, eu precisava da ajuda do meu esposo para tudo, desde lavar os cabelos até cuidar e cortar das minhas unhas dos pés. A cada quilo eliminado era uma vitória aos poucos fui conseguindo fazer as coisas que são consideradas normais e daqui pra frente é vida nova, com todo apoio dessa equipe maravilhosa" finalizou Maria Aparecida.

Meta em família

Os irmãos Silvester Duarte do Valle, 32 anos e Tatiane Duarte do Valle, 35 anos, são de Guaíra e fazem parte do programa do HUOP com Dr Allan. Desde o começo do projeto, Silvester eliminou 33 quilos e Tatiane 19,4 quilos, ambos relatam que a decisão de mudar de vida é reforçada diariamente. “A parte física e a disposição foi o que eu vim atrás justamente para poder participar mais das atividades com as minhas duas filhas. No aspecto de família todo mundo junto mudou a alimentação no geral pra poder melhorar o padrão de vida, enfatizou Silvester.

O consumo adequado de líquidos também é importante, uma boa hidratação é um dos pilares da reeducação alimentar. “Durante esse processo você não tem sede por deixar de consumir açúcar, sódio e sal; então o processo de tentar manter o padrão de hidratação é imprescindível para a perca de peso. Já aconteceu de a gente passar uma semana inteira e não perder quase nada; e tudo isso está ligado ao processo de hidratação; depois que você começa a se hidratar adequadamente seu organismo te ajudar a eliminar o que não é saudável, finalizou Silvester.

Tatiane fala sobre os resultados positivos junto com o irmão e que isso chega a dar ânimo. “Você pensa em desanimar, jogar tudo para o alto e até pensa nessa possibilidade. Mas, quando você percebe que tem uma equipe inteira que tá estudando, se esforçando pra fazer uma reunião mensal, você deve seguir em frente e fazer a sua parte. Então, é um irmão dando incentivo o outro, sem contar que se aprende muito a cada dia, a cada reunião tem mais conteúdo novo sobre alimentação saudável, tem mais coisas que a gente na verdade sabe, mas a gente finge que não sabe. Em toda reunião é novidade, uma coisinha que você muda e no outro mês mostra novos resultados, isso é mais gratificante” ressaltou Tatiane.

- Assessoria de Comunicação Social.

Fotos: Guilherme Silveira - UNIOESTE.