Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática realiza I Workshop

Nesta segunda-feira (17) e terça-feira (18) aconteceu na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unieoste) o primeiro Workshop realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (Ppgecem).

O Wecem (Workshop de Educação em Ciências e Educação Matemática) nasceu a partir de uma demanda do I Seminário de Autoavaliação do Ppgecem em 2022. O evento tem o objetivo de promover uma divulgação maior das pesquisas realizadas no programa para a própria comunidade acadêmica, além de incentivar eventuais parcerias de pesquisa entre docentes e discentes das linhas de pesquisa de Educação em Ciência e Educação Matemática.

O workshop começou com uma palestra de abertura, com a professora Kachia Techio, mestre e doutora em antropologia pela Universidade Nova Lisboa, e atualmente é professora na Universidade Federal de Rondônia. Após a palestra, deram início às mesas redondas, em que acadêmicos do programa apresentaram brevemente suas pesquisas.

O coordenador do Ppgecem, professor Dr. Clodis Boscarioli comenta que a ideia do evento é oportunizar um compartilhamento de pesquisas em andamento. “Os alunos de mestrado e doutorado expõem sua temática de pesquisa para todo o programa, então a ideia é uma socialização das pesquisas que realizamos por aqui, para nós mesmos”, explica o Clodis. Além disso, os resumos de pesquisas são disponibilizados para a comunidade saber o que está sendo feito no programa.

O Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática conta com linhas de pesquisas distintas, por isso, essa interação entre acadêmicos e professores é fundamental para que uma linha conheça a outra.

Ao todo, são 100 alunos no programa, sendo desses, 70 apresentando suas pesquisas no evento. “A integração é fundamental, toda vez que a gente consegue trazer professores de outros programas da área, para nosso programa e fortalecer esse diálogo, essa integração, acaba resultando em uma rede de pesquisas”, disse a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unioeste, professora Dra. Sanimar Busse.

Os Workshops realizados pelos Programas de Pós-Graduação, junto com a integração de docentes de outros programas, são uma atividade que passam a ser constante e de grande importância no sentido da avaliação de cada um.