Banco de Leite do HUOP recebe governador do Rotary distrito 4.640

O Banco de Leite Humano do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), recebeu nesta segunda-feira (17), a visita do governador do Rotary distrito 4.640, Antonio da Caz e outros membros rotarianos de Cascavel.

Durante visita ao banco de leite, o governador relembrou o começo do projeto ano de 1999 “Ao longo desses 28 anos dentro do Rotary, acompanhei toda a luta, desde a promoção, a proteção e apoio à amamentação. Sabemos que a Instituição desenvolve atividades para auxiliar as mulheres-mães que apresentem dificuldades no período da amamentação, tendo profissionais qualificados para também orientar sobre a saúde da criança”, finalizou da Caz.

Desde 2008 atuando no Banco de Leite do HUOP, a enfermeira Anelise Vieczorek, é formada pela Universidade do Oeste do Paraná (Unioeste) em 1999 e ressalta a importância da parceria entre a Instituição com entidades rotarianas “Hoje estamos aqui para agradecer a cada doação que são realizadas pelo Rotary como um todo, ao longo da nossa história de atendimentos à população tivemos o apoio dos rotarianos, seja com parte da doação dos freezers para armazenamento dos leites, ou as bombas elétricas para extração. Cada doação é bem-vinda e ajuda muito nossa Instituição”, ressaltou Anelise.

Joelma Altran, presidente do Rotary Club de Cascavel Leste, relata que trazer o governador até a Instituição é uma forma de mostrar os trabalhos realizados pelo Banco de Leite e a importância dele para a comunidade “Nós temos o banco de leite como um orgulho, o Rotary fez parte da implantação do projeto junto ao HUOP em 1998. É como se fosse a nossa “menina dos olhos” e a cada matéria veiculada na mídia mostra a importância do banco de leite na vida dos bebês que precisam”, finalizou Joelma.

Doações em alta no Banco de Leite do HUOP

De acordo com dados da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR), uma iniciativa do Ministério da Saúde, por intermédio de uma parceria entre o Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira da Fundação Oswaldo Cruz (IFF/Fiocruz). O Banco de Leite do HUOP obteve em junho de 2023, a coleta de 384,8 litros de leite humano, sendo 275,2 litros distribuídos para a rede que faz parte do banco de leite e realizou o total de 586 atendimentos individuais a mães que procuraram a Instituição.

-Assessoria de Comunicação Social.
Fotos: Guilherme Silveira/Unioeste.