Curso de Química Licenciatura realiza a II Mostra de Estágio Supervisionado

O Núcleo de Ensino em Ciências de Toledo (Necto) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Toledo, realizou a II Mostra de Estágio Curricular em Química. O evento foi organizado pelo projeto permanente de extensão Educadores Químicos: Coletivo de Formação e Atuação, para discutir e divulgar as produções dos estudantes do curso de Química Licenciatura.

Os estudantes do curso de Química Licenciatura mostraram as atividades elaboradas nas disciplinas da área de Ensino de Química da graduação e nos estágios desenvolvidos nas escolas da região. De acordo com a organização do evento, tudo o que é produzido, elaborado e construído no curso precisa ser socializado para os colegas, corpo docente, e professores de química da região.

A professora Rosana Franzen Leite, coordenadora do projeto Educadores Químicos, afirma que o evento teve ampla participação dos estudantes na organização, apresentação e na discussão realizada após as apresentações. “Os relatos não foram apenas técnicos, mas carregados de emoção, consciência de formação, com toda a subjetividade que a formação humana acarreta. Em resumo, fiquei encantada com a maturidade dos acadêmicos ao apresentarem e defenderem suas propostas ou experiências já realizadas”, avalia.

A coordenadora do Necto, professora Sílvia Zamberlan Costa Beber, disse que a participação dos acadêmicos no evento foi ótima e que todos os componentes curriculares de Ensino de Química trabalhados durante o semestre foram abordados. “Tudo ocorreu de forma processual, culminando com a apresentação na noite da Mostra. Todas as turmas foram mobilizadas para participar, o resultado foi uma troca produtiva entre os acadêmicos”, afirma.

A estudante do primeiro ano, Gabriele Aparecida Bezerra Bosio, afirma que a Mostra auxilia os acadêmicos a perceber como é a atuação como profissional. “A gente passa a ter uma noção do que será trabalhado nos anos seguintes. Estou no primeiro ano, então, não tenho essas disciplinas mais avançadas que foram apresentadas. É bom para embasar o nosso futuro, para nos entendermos como profissionais”, disse.

Daniel Schneider