Primeiro curso de doutorado profissional em Administração do Paraná é da Unioeste

Em Cascavel, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná tem mais um motivo para comemorar. Foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) um novo curso de doutorado para o Programa de Pós-Graduação de Administração (PPGAdm) do campus.

E esta aprovação também chega em tom de pioneirismo, é que este será o primeiro doutorado profissional em Administração do estado do Paraná “É a consolidação do Programa de Pós-Graduação em Administração da Unioeste, campus Cascavel, há 10 anos recebemos a aprovação do Mestrado em Administração e agora essa confirmação que chega com um status diferente, porque é o 1° doutorado profissional em Administração do estado do Paraná, onde vai ser atendido toda uma demanda da região e também do estado em relação a profissionais qualificados, tanto para pesquisa na área de administração, como também para as atividades práticas de intervenção e desenvolvimento de projetos nas organizações, um grande ganho para o estado do Paraná um ótimo motivo para a Unioeste festejar”, conta o Pró-reitor de Administração Geysler Bertolini.

Alcançar esse nível de qualidade é a consolidação do trabalho que vem sendo realizado e oferecido dentro da universidade, é uma conquista de todos e que coloca em evidência o grau de preparo e comprometimento de todos que fazem parte da Unioeste “Estamos falando do primeiro curso de doutorado profissional da Unioeste, em uma área em que busca-se a inserção  na sociedade. Temos a prova que existe um grupo de pesquisadores que se dedica às pesquisas nas empresas, resolvendo problemas, problematizando alguns processos da gestão, da administração, do setor privado, do setor público, e esse doutorado ratifica esse reconhecimento de tudo o que esse grupo de pesquisadores e esses alunos já formados construíram em termos de pesquisa na área da administração", explica a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unioeste, professora Sanimar Busse.

Para o colegiado de Administração essa aprovação do doutorado possibilita que o aluno ingressante na graduação, no curso de Administração, tenha a oportunidade de seguir nos estudos “Nossos acadêmicos não precisam mais sair daqui para seguir em busca do conhecimento, entra na graduação, pode seguir no mestrado e doutorado. A graduação ganha muito com isso e as pesquisas desenvolvidas que contribuem para o avanço na graduação também”, finaliza Geysler.

*Sobre o doutorado*

O curso de doutorado oferecido pela Unioeste, assim que homologado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE)-MEC, chega com a proposta de “Doutorado em Administração”, modalidade “Profissional” e está inserido na área de concentração “Competitividade e Sustentabilidade, com as linhas de pesquisa: Estratégia e Competitividade e Sustentabilidade. Para o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração da Unioeste, Ivano Ribeiro, um avanço indiscutível para a universidade, que fez questão de destacar o trabalho da  Comissão responsável pela proposta com pessoas como Elizandra da Silva (Dra.), que coordenou a comissão e o PPGAdm até início de julho/2023, o pró-reitor Geysler Rogis Flor Bertolini (Dr.) e Delci Grapégia Dal Vesco (Dra.)

“Estamos contribuindo para a formação de pesquisadores altamente qualificados em toda a região. Uma oportunidade ímpar para o desenvolvimento de habilidades de pesquisa, tais como a formulação de problemas, o planejamento e a execução de estudos, a análise e interpretação de dados, bem como a redação acadêmica. Em termos profissionais, proporciona benefícios que incluem: o aprimoramento de habilidades gerenciais avançadas, a aplicação prática do conhecimento adquirido, a ampliação da rede profissional, o reconhecimento e a credibilidade profissional, além do progresso na carreira. Essas vantagens auxiliam os profissionais a se destacarem no campo da administração e a alcançarem o sucesso em suas trajetórias profissionais”, finaliza o Professor Ivano.

Texto: Thiago Leandro

Arte: Patrícia Stein