Marechal Cândido Rondon: Programa de Pós-Graduação em Geografia comemora aprovação do curso de doutorado

O campus Marechal Cândido Rondon da Universidade Estadual do Oeste do Paraná comemora mais uma conquista que eleva a educação pública, gratuita e de qualidade oferecida pela Unioeste.

O Programa de Pós-Graduação em Geografia recebeu a aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), para o curso de doutorado.

Esta confirmação é importante para a região e comprova a qualidade do curso de Geografia “O curso de doutorado na área de Geografia em um programa tradicional, como é o nosso mestrado em Geografia, representa uma grande conquista para o grupo de professores que têm se dedicado arduamente à formação, à qualificação de professores e pesquisadores, à produção de material, ao uso de tecnologias, o doutorado vai significar o reconhecimento da qualidade de todas as pesquisas, de todos os mestres já formados na área’’, pontua a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unioeste, professora Sanimar Busse.

Com a aprovação, se evidencia o compromisso, a seriedade, dedicação e empenho de todo o corpo docente e técnico do PPGGeo na construção da ciência geográfica por meio do ensino, pesquisa e extensão. Para o coordenador do Programa de Pós em Geografia do campus Marechal Cândido Rondon, Djoni Roos, fica claro que a universidade está no caminho certo nesse processo de possibilitar à sociedade ter acesso ao que de melhor é construído dentro da universidade pública. “Com essa aprovação do doutorado conseguimos evidenciar o reconhecimento a nível nacional da Geografia que vem sendo produzida em Marechal Cândido Rondon, em conteúdo, na qualidade dos profissionais. É um reconhecimento da importância da formação de qualidade nessa área, principalmente nesse espaço que estamos localizados por estarmos geograficamente em um ponto de fronteira. Esse reconhecimento é fundamental. Ganha a geografia, a Unioeste e a sociedade que a universidade está inserida”.

Agora, o curso de Geografia oferecido em Marechal Cândido Rondon  tem o patamar elevado, é um fortalecimento que começa na graduação “É uma construção coletiva, é fundamental lembrarmos que a pós-graduação não se faz sem graduação, no momento que chegamos a um nível de doutoramento, significa que a graduação está sendo bem feita, e vem evidenciar a importância da manutenção desses cursos na Unioeste, na região que estamos inseridos, e ainda reforça a importância da formação dos profissionais”, finaliza o coordenador.

Sobre o doutorado

O foco da área de concentração do novo curso oferecido pelo PPGGeo é em Espaço de Fronteira: território e ambiente, o que é um diferencial na nossa proposta e foi extremamente bem avaliada, qualificando a proposta de doutorado. E as linhas de pesquisa são: Dinâmica territorial e conflitos sociais em espaço de fronteira e Dinâmica e gestão ambiental em zona subtropical. A oferta das turmas ocorrerá após a homologação do Conselho Nacional de Educação (CNE)-MEC.

Texto: Thiago Leandro

Arte: Patrícia Stein