Central de Notícias

Professor da Unioeste participa de evento em Brasília

O professor Guilherme Welter Wendt, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Francisco Beltrão, participou da elaboração das “Referências Técnicas (RTs) para Atuação de Psicólogas (os) no Atendimento a Mulheres em Situação de Violência”, em Brasília, nos dias 30 de junho e 01 de julho.

As RTs são elaboradas por uma equipe de especialistas indicados pelo Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP), do Conselho Federal de Psicologia (CFP).

Atualmente, Guilherme atua no Núcleo Maria da Penha (NUMAPE), no campus de Francisco Beltrão, e conta a importância do desenvolvimento do documento em conjunto. "A elaboração do documento, em conjunto com especialistas de todas as partes do Brasil, é um passo importante para que sejam criadas e fortalecidas políticas públicas de proteção às mulheres". O professor ainda afirma que as ações dos NUMAPEs estão sendo citadas como boas práticas no documento, que deve vir à consulta pública ainda no mês de julho.

"O formato de trabalho proposto pelos Núcleos Maria da Penha, do Estado do Paraná, foi recebido como exemplo de uma boa prática a ser disseminada pelo Brasil. Esperamos que, ao compartilhar as experiências, impasses e sucessos que temos obtido no NUMAPE, possamos inspirar outras localidades na adoção de políticas de acolhimento à mulher em situação de violência", disse Guilherme.

Para Andréa Regina de Morais Benedetti, orientadora jurídica do NUMAPE Beltrão, o reconhecimento de um projeto de extensão como uma boa prática que possa ser um paradigma nacional, é um estímulo para a Universidade. A formação de bons profissionais, necessariamente, perpassa o contato com a comunidade, a integração do ensino com as realidades plurais, e afirma que o NUMAPE é, de fato, uma política pública estadual relevante.

Legenda: Na foto, integrantes da comissão de revisão das Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas (os) no Atendimento à Mulheres em Situação de Violência. Crédito: Arquivo pessoal.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.