Unioeste: Curso de Medicina recebe comissão de Serviço de Acreditação Brasileira de Educação Médica

Nesta semana, entre os dias 04 e 06, o curso de Medicina da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) recebeu a comissão de Serviço de Acreditação Brasileira de Educação Médica (Saeme), que faz parte do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM), para um processo de avaliação para a acreditação de escolas médicas.

O Saeme - CFM é desenvolvido para o aprimoramento da formação médica brasileira e é o único processo de acreditação apto para avaliar os cursos de Medicina no Brasil. “Isso significa que algumas instituições estão sendo apoiadas no aprimoramento dos seus processos de formação médica utilizando as melhores evidências e inovações, então essas instituições participam de uma rede de apoio de escolas acreditadas”, diz professora Monica Tereza Suldofski, diretora do Centro de Ciências Médicas e Farmacêuticas da Unioeste.

A avaliação ocorre em duas partes, a primeira é a procura pelas universidades, que é voluntária, ou seja, a professora Mônica, representando a Unioeste, foi atrás do processo pois o curso visa obter a acreditação. Então existe o preenchimento de uma plataforma com uma série de exigências, e depois, um segundo momento com a visita da comissão in loco, nas dependências do curso de Medicina da Unioeste, que agrega campus e o Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP).

Esse processo de acreditação é muito importante para o curso de Medicina da Unioeste, pois reconhece e valida as boas práticas de ensino, visando a qualidade do ensino médico. “Isso contribui para a excelência do cuidar da saúde da nossa sociedade, então o objetivo da acreditação é contribuir para o aprimoramento da oferta de ensino direcionando uma nova autorreflexão institucional em direção à qualidade”, afirma Monica.

Processo de acreditação*

Durante a avaliação, a escola passa por quatro etapas. Nesse período, o processo leva em conta aspectos como a gestão e o programa educacional, perfil do corpo docente, apoio discente e ambiente educacional. O processo envolve autoavaliação da escola médica, reuniões presenciais e on-line, plenárias com alunos e professores e visita aos cenários de aprendizagem. Tudo isso permeado por muito diálogo e troca de experiências.

*Informações de Saeme – CFM

Curso de Medicina Unioeste

Segundo o reitor na Unioeste, Alexandre Webber, o curso de Medicina foi um sonho e uma luta para a Universidade.  “Os cursos de saúde são um pilar para o nosso hospital, que é o Huop, a formação começou pela Medicina, quem abriu a trajetória foi a Enfermagem e Medicina. Desde que o hospital passou a ser universitário temos lutado muito para a qualificação desse hospital de ensino”, comenta o reitor.

A avaliação serve para o melhoramento do ensino do curso de Medicina também. “A gente espera que a comissão mostre para nós como é a qualidade do curso, o importante é ver o que está errado e receber sugestões do que pode ser feito”, diz o professor Dr. Fabiano Sandrini, coordenador do curso de Medicina da Unioeste.