Hospital Universitário: Centro de Atenção e Pesquisa em Anomalias Crânio Faciais celebra dez anos de atendimentos

Dia de comemoração no Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), nesta quinta-feira (29), dezenas de famílias se encontraram para celebrar os 10 anos de atendimentos prestados pelo Centro de Atenção e Pesquisa em Anomalias Crânio Facias, o CEAPAC, que atua com 45 profissionais nas oito áreas necessárias para a reabilitação: odontologia, medicina, enfermagem, fonoaudiologia, genética, nutrição, psicologia, serviço social.

De acordo com a coordenadora do CEAPAC, Mariângela Monteiro de Melo Baltazar, nesses 10 anos de história, o CEAPAC já atendeu pacientes de outros e países como: Paraguai, Argentina, Venezuela e Haiti. “Nesses 10 anos de histórias, o CEAPAC já realizou aproximadamente 83 mil atendimentos e/ou procedimentos ambulatoriais, em 1.784 pacientes. Em todos esses anos fizemos aproximadamente 500 cirurgias de todas as especialidades”, comemorou a coordenadora.

O reitor da Universidade do Oeste do Paraná (Unioeste), Alexandre Webber, falou sobre a importância e a que o CEAPAC representa em uma região com mais de dois milhões habitantes. Ano após ano, a Instituição apresenta mais qualidade em cada atendimento prestado. “A possibilidade dessas famílias não terem que se deslocar pra grandes centros para o tratamento e para a cirurgia é algo fantástico que muda a vida sem dúvida nenhuma, e a qualidade aqui implantada é igual dos grandes centros e cada vez avançamos mais. No início precisávamos trazer profissionais para fazer as cirurgias. Hoje os nossos profissionais são aqui treinados aqui no nosso CEAPAC, são qualificados e realizam cirurgias aqui na cidade de Cascavel, onde o paciente recebe todo o atendimento multiprofissional”, ressaltou Webber.

O diretor geral do HUOP, Rafael Muniz de Oliveira, falou sobre o atendimento e a visibilidade que o CEAPAC está alcançando a nível estadual e nacional com os serviços realizados. “A gente tem uma visão que o CIAPAC deve crescer cada vez mais para que a gente atenda cada vez melhor essa população com maior harmonização e com maior qualidade no atendimento. Então essa é a visão da direção do hospital, essa é a visão da universidade para que o centro de anomalias craniofaciais seja cada vez mais reconhecida a nível estadual e a nível nacional viabilizando o tratamento adequado para todos esses nossos pacientes”, finalizou Muniz.

- Assessoria de Comunicação Social.
 Fotos: Vinícius Pereira.