Unioeste: Projeto de aluna oferece maior segurança aos pacientes do Hospital Municipal de Foz

O Hospital Municipal Padre Germano Lauck de Foz do Iguaçu recebeu na última semana, a doação de duas cadeiras de rodas e dois andadores entregues pelo Rotary Club Foz do Iguaçu Três Fronteiras. O projeto para essa doação foi idealizado pela aluna Rebecca Cañete, do quinto ano do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Foz do Iguaçu, sob orientação da professora Luana Lunardi Alban.

A iniciativa partiu após conversa da estudante com o diretor Assistencial do Hospital, André de Nóbrega, sobre as dificuldades encontradas para realizar o transporte dos pacientes internados no setor de ortopedia, visto que muitos necessitavam de cadeiras de rodas especiais com apoio de pernas eleváveis e precisavam prover condições adequadas de transporte extra e intra-hospitalar aos mesmos.

Durante o estágio supervisionado da estudante no hospital, verificou-se que essa questão interferia diretamente no processo de trabalho da equipe, pois o transporte dos pacientes muitas vezes precisava de improvisos, dificultando o trabalho e impactando diretamente na assistência segura ao paciente.

A estudante Rebecca e a professora. Luana Alban, então realizaram um levantamento do número de pacientes que necessitavam das cadeiras especiais, e em seguida o projeto foi apresentado para o Rotary Club Três Fronteiras. E na última semana foram entregues ao setor de ortopedia: duas cadeiras de rodas com apoio de pernas eleváveis e dois andadores.

Para a estudante do curso de Enfermagem da Unioeste, Rebecca Cañete, o sentimento é de alegria pela doação realizada pelo Rotary Club ao Hospital Municipal. “Foi muito importante a doação das cadeiras e andadores porque facilita o transporte dos pacientes de forma segura e auxilia no trabalho da equipe de enfermagem”, diz.

A entrega foi realizada pela presidente do Rotary Club Foz do Iguaçu Três Fronteiras, Ivone Merbold Camargo, que salientou a parceria de anos com o Hospital Municipal. “Sabemos da importância do hospital para toda nossa comunidade, por isso nossos planos e projetos sempre estão direcionados na prestação de serviços e ajuda ao próximo”, afirmou.

O diretor Assistencial André Nobre, agradeceu aos representantes do Rotary, e destacou o protagonismo das entidades que auxiliam a instituição, em projetos de melhorias, tanto estruturais quanto tecnológicas. “Nossos pacientes são 100% SUS e recebem uma assistência de melhor qualidade, decorrentes também de parcerias como do Rotary e da Unioeste. Essas cadeiras com tais funcionalidades ajudarão a pacientes do setor da ortopedia que necessitarem de cuidados mais específicos”, pontuou Nobre.

Texto: Alexsander Marques