Unioeste se destaca no Summit Iguassu Valley

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) foi destaque no Summit Iguassu Valley, um dos maiores eventos de tecnologias e inovação da região. O encontro, realizado entre os dias 14 e 15 de junho, na cidade de Foz do Iguaçu, reuniu renomados empreendedores, investidores e startups, e a Unioeste marcou presença com uma série de atividades e projetos que demonstraram o seu compromisso com o desenvolvimento tecnológico e o fomento à inovação.

Durante o Summit Iguassu Valley, a Unioeste esteve presente com um estande interativo e uma mostra universitária. Estudantes tiveram a oportunidade de expor seus projetos de pesquisa e extensão para os visitantes. Além disso, a universidade também participou das rodadas de negócios e palestras que estiveram acontecendo durante o evento, sendo uma excelente troca de ideias e conhecimentos.

Um dos pontos altos da participação da Unioeste no evento foi a exposição dos projetos de estudantes e pesquisadores da instituição, onde receberam feedbacks valiosos de investidores e empreendedores experientes. Essa troca de conhecimentos e oportunidades é fundamental para impulsionar o empreendedorismo e incentivar o surgimento de novos negócios na região.

Para a estudante do 1º ano do curso de Engenharia Mecânica da Unioeste, Giulia Moreira Demarchi, que esteve apresentando o projeto do Grupo Cataratas de Eficiência Energética – GCEE, participar do Summit Iguassu Valley com um projeto tão importante para a sociedade atual, é extremamente gratificante. “Poder ter oportunidades como essa, me ajuda a me desenvolver como profissional e conhecer de perto as oportunidades e inovações que o mercado tem a oferecer”, diz.

Segundo a Profa. Dra. Keiti Lopes, estudante do curso de Pós-Doutorado em Engenharia Química da Unioeste, a experiência em poder contribuir com o ecossistema do Summit Iguaçu Valley é indescritível. A estudante apresentou o projeto sobre produção de vinho probiótico e/ou fermentado alcoólico com aproveitamento de coproduto, desenvolvido sob orientação da Profa. Dra. Mônica Lady Fiorese.

“Tive a oportunidade de apresentar este projeto inovador, mostrando o produto e o processo desenvolvido por mim, minha orientadora e os colaboradores. Mostrando para a sociedade que é possível inovar e empreender valorizando a economia e os recursos do Oeste do Paraná”, afirma.

Para a estudante de Pós–Doutorado em Engenharia Química da Unioeste, Carina Contini Triques, que apresentou o trabalho de pesquisa sobre a valorização sustentável do resíduo do cérebro suíno para obtenção de extrato para tratamento de doenças neurodegenerativas também é um evento de oportunidades. “É muito gratificante poder apresentar em um evento como o Summit Iguassu Valley pra mostrar que alternativas sustentáveis existem e podemos melhorar nossa qualidade de vida através da pesquisa”, conclui.

Para a organizadora do Summit Iguassu Valley, Taiuska Villa de Lima, a Unioeste foi fundamental para o sucesso do evento. “Agradeço muito a participação da Unioeste, em nome de todos do Iguassu Valley, esperamos que a universidade esteja conosco na próxima edição do no ano que vem”, diz.

O Reitor da Unioeste, Alexandre Almeida Webber, comenta que o evento como o Summit Iguassu Valley é muito importante para a região e vem fazendo um trabalho extraordinário. “A Unioeste esteve presente com vários professores, professoras, acadêmicos, e também a Professora Maria da Piedade Araújo foi premiada no evento, algo que me deixa muito orgulhoso, ela tem feito um trabalho extraordinário a frente da agência da inovação e a Unioeste é parceira para o desenvolvimento regional, tenho certeza que cada vez mais atuaremos junto com a sociedade nessa tarefa tão importante de levar inovação para o Oeste e Sudoeste do Paraná”, enfatiza.

Reconhecimento

A Profa. Dra. Maria da Piedade Araújo é Diretora Executiva da Agência de Inovação da Unioeste, (Unioeste INOVA) e recebeu o prêmio Personalidade Destaque em Inovação. “Foi maravilhoso, o reconhecimento de um trabalho que começou em 2016, quando eu comecei no movimento Iguassu Valley e toda essa conexão com o ecossistema. Foi muito emocionante, pois eu tenho tentado, dentro da universidade, implementar e divulgar a cultura do empreendedorismo e inovação.

Com a participação destacada no Summit Iguassu Valley, a Unioeste reforça seu compromisso com a promoção da inovação e o desenvolvimento tecnológico na região oeste do Paraná. A universidade continuará investindo em iniciativas que aproximem os estudantes, pesquisadores e empreendedores, visando impulsionar a criação de soluções inovadoras e o crescimento econômico da região.

Texto: Alexsander Marques
Fotos: Vinícius Barreto