HUOP 34 anos: A importância do maior hospital público da região Oeste do Paraná

31 de maio, o Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop) completa 34 anos de história. Fundado 1989, hoje é considerado o maior hospital escola da região Oeste ao Paraná, vinculado à Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioste). O Huop possui um papel importante para mais de duas milhões de pessoas em 94 municípios da macrorregião, todos os serviços realizados são vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

O Huop é construído por gente que não mede esforços para doar o melhor ao próximo. Quando abriu as portas, na época como Hospital Regional, contava com cerca de 180 leitos para grande demanda de atendimentos na região, anos depois o objetivo principal se mantém, mas agora a estrutura do Huop conta com 298 leitos e em 2022 foram mais de 127 mil atendimentos, quase 4 mil nascimentos registrados no Centro Obstétrico e cerca de 911 mil exames realizados, mostrando a importância do Huop para toda a região.

Com o passar dos anos, o hospital se tornou referência no atendimento em alta complexidade, como ortopedia, neurologia, cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial, doação de órgãos, serviço de hemodinâmica, doenças vasculares, gestação de alto risco e pacientes com algum tipo de sorologia como o HIV. “Não existe como pensar em saúde pública da nossa região sem o Huop. Ele desempenha um papel muito importante no atendimento da região; e não tenho dúvidas que deve crescer e contribuir ainda mais como um grande hospital de ensino e assistência de excelência para a população”, afirma o reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Alexandre Webber.

Histórias de servidores e de pacientes nos movem a ser melhores a cada dia. Nas redes sociais recebemos depoimentos de pessoas como Elson Paes, que nos mostra o verdadeiro significado do Huop para a população "só gratidão por esse hospital e toda a equipe, desde as zeladoras até o diretor geral. Meus dois filhos nasceram aí, um deles com apenas 18 dias teve sua vida salva após sofrer uma bronquiolite severa, ficou dez dias internado, sendo cinco dias somente no Centro de Terapia Intensivo (CTI). Graças a medicina, aos médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e todos os profissionais envolvidos no tratamento do meu filho, digno de hospital privado de alto escalão. Muito obrigado a todos", finalizou Elson.

Darci Martins, 74 anos, é servidor do hospital há 33 anos, trabalhou no almoxarifado por três, na lavanderia por cinco, foi escriturário de enfermagem por quase sete anos e atualmente está como recepcionista há 18. Darci define todo esse tempo como uma evolução, algo transformador “passei por todas as mudanças e transformações da nossa instituição e isso sempre foi muito bom. Esse é meu último ano e devo me aposentar, tenho tudo aqui dentro, devo tudo ao Huop. É muito bom trabalhar em um lugar que você gosta, que você se sente valorizado e reconhecido”, relatou o servidor emocionado.

O diretor geral do hospital, Rafael Muniz de Oliveira, ressalta a evolução do Huop, neste mês de aniversário da instituição foi aprovado o regimento interno do Hospital junto ao Conselho Universitário (COU), com isso, o HUOP passa a ser administrado por seis direções buscando um atendimento humanizado para cada paciente. “Sempre tem coisas novas para se planejar, adequar e expandir; com toda certeza todos nós prezamos pelo atendimento humanizado e de qualidade, tudo isso fornecido de forma gratuita para a população. O meu agradecimento a cada servidor, nosso maior patrimônio e que ajuda a nossa instituição a seguir evoluindo, vocês fazem parte disso”, finaliza Muniz.

- Assessoria de Comunicação Social.

Foto: ACS/Unioeste.