Sob o comando do curso de Pedagogia da Unioeste área kids do Technovação conquista pais e crianças

Entre drones, robôs, discussões sobre inteligência artificial e games, um atrativo cativou visitantes, principalmente as famílias que visitavam o Technovação  em Cascavel.

No final do corredor, a prova de que todo cientista, gamer ou seja lá qual profissão escolhida, precisa passar por uma educação infantil de qualidade. O espaço destinado às crianças extrapolou o conceito convencional de área kids, quando a Universidade Estadual do Oeste do Paraná recebeu o convite para comandar esse setor a contraposta à organização do Technovação foi a de fazer desse local uma área lúdica e diferenciada "Quando a universidade foi convidada e entendemos o desafio que seria, por ser um evento de tecnologia, percebemos que deveríamos trabalhar com o lúdico e a aprendizagem ao mesmo tempo, pensamos no aconchego da criança e que os pais pudessem deixar as crianças e dar uma volta na feira, sem preocupação. Nós não esperávamos tanto, e de fato nos surpreendeu pela receptividade e pela confiança dos pais", conta o dr em Educação, Valdecir Soligo do colegiado de Pedagogia na Unioeste e responsável pela área kids no Technovação.

Cores, desenhos, brincadeiras e desenvolvimento da coordenação motora estiveram presentes e isso só foi possível graças ao trabalho realizado antes mesmo do evento começar, como explica a acadêmica do curso de Pedagogia da Unioeste Amabily Larissa Beltramel "desde o momento de planejar já foi muito importante porque a gente criou a identidade visual e como acadêmica é gratificante conseguir mostrar que a base de tudo é a educação".

O curso de pedagogia fez desse local uma extensão da sala de aula "mostramos que o primeiro contato com tecnologia também começa aqui e pra gente é uma ótima oportunidade sair da sala de aula e colocar em prática tudo o que aprendemos", destacou a acadêmica. A confiança foi tanta que muitos pais optaram por deixar os filhos ali para também aproveitar os atrativos da feira que é destaque em todo Paraná.

A Lidiane de Souza Alves é mãe da pequena Caroline, de 04 anos, e ela aprovou o espaço principalmente por ser um fôlego para visitar todos os atrativos da feira "muitas mães e pais acabam se privando de ir em alguns eventos por não ser direcionado para as crianças. E aqui a gente percebe o cuidado em fazer com que as crianças aprendessem brincando".

Unioeste no Technovação

A área kids foi mais um dos atrativos oferecidos pela Unioeste. Durante os quatro dias de evento o estande da universidade recebeu a visita de centenas de pessoas que puderam ver de perto como educação, inovação, ciência e pesquisa podem ser oferecidos em um só lugar e de forma gratuita.

Texto - Thiago Leandro
Fotos - Vinicius Pereira