HUOP realiza X semana de enfermagem

A X Semana de Enfermagem do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) está sendo realizada de 15 a 19 de maio. Neste ano, a proposta apresenta diferentes aspetos no âmbito de conhecimento e prática dos profissionais. O intuito é promover a liderança na prática profissional do dia a dia.

De acordo com Vírginia Fagherazzi, que faz parte da comissão organizadora do evento, o tema “se torna primordial para uma assistência organizacional e segura ao paciente. Abordando vários assuntos que nos deparamos diariamente” explicou Vírginia.

Alguns dos temas abordados pela semana trazem assuntos como: liderança, cuidados paliativos com o paciente, entrevista familiar no processo de captação de órgãos, atendimento ao paciente cardíaco e a interpretação de hemodinâmica. Esses assuntos mostram a capacidade e o domínio de cada palestrante que atua no ambiente hospitalar.

A coordenadora da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), Gelena Versa, realizou uma palestra sobre a captação de órgãos e a forma de conduzir a entrevista com os familiares.

“Cuidar dos familiares em um momento delicado e é uma das formas de acolhimento, mostrar que a vida pode continuar mesmo depois da partida de alguém tão importante. É para isso que trabalhamos no CIHDOTT, poder fazer que a vida continue mesmo depois da morte” explicou a coordenadora.

Para a enfermeira e docente da instituição, Érika Eberlline, “a representação da simulação realística foi tão próxima do que é a realidade. Trazer esse tema da captação de órgãos é algo que as pessoas não estão preparadas para lidar e é algo que todo mundo vai ter que passar um dia” finalizou a enfermeira.

A X semana de enfermagem, é o primeiro evento a ser realizado após o decreto do fim da pandemia da Covid-19 pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Estiveram presente durante a cerimônia de abertura da semana de enfermagem, o reitor da Universidade do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Alexandre Webber, o diretor geral do HUOP, Rafael Muniz de Oliveira; o diretor administrativo Rodrigo Allan Barcella,a diretora de enfermagem Sara Treccossi, a coordenadora da direção de enfermagem Virginia Foregari; o diretor pedagógico do HUOP, professor Alex Sandro Jorge,

A semana é realizada no auditório do HUOP.

-Assessoria de Comunicação Social.
Fotos: Guilherme Silveira/HUOP.