Campus de Toledo: Unioeste e Prefeitura de Toledo firmam parceria

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Toledo, firmou uma parceria com a Prefeitura Municipal de Toledo para implantar um projeto-piloto de ensino de agroecologia no quarto ano da escola municipal Engenheiro Luis Waldyr Becker. A parceria envolve a Secretaria Municipal de Educação e o Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão Fronteiras, Estado e Relações Sociais (LAFRONT) e é um termo aditivo ao Convênio 07/2021 de Cooperação Técnica, Científica e Cultural.

De acordo com o professor Eric Gustavo Cardin, coordenador do LAFRONT, a primeira escola a receber o projeto será a Engenheiro Waldyr Luiz Becker e funcionará como um teste para uma implementação futura nas demais escolas da rede municipal.

O prefeito de Toledo, Luis Adalberto Beto Lunitti Pagnussatt afirma que o Município quer estabelecer relações mais intensas com os demais órgãos públicos da cidade e ainda fortalecer a fidelidade institucional. “Nós queremos ter as Universidades dentro da Secretaria de Educação para criar métodos educacionais inovadores. Com isso, queremos entregar as nossas crianças com uma formação melhor para as etapas posteriores do ensino. Precisamos disso porque pessoas com formação melhor se tornam profissionais diferenciados”, argumenta o prefeito.

O diretor-geral do campus de Toledo, professor Remi Schorn, diz que a Unioeste quer, cada vez mais, firmar parcerias com a sociedade. “Nós, como Universidade Pública, temos o desejo de contribuir com o poder público municipal, pois entendemos que os nossos pesquisadores e os nossos estudantes se aprimoram ao realizar os projetos junto à comunidade externa. A cada saída a campo eles melhoram os seus objetos de pesquisa quando têm este contato com a sociedade e com as demandas apresentadas”, explica.

A secretária de educação de Toledo, Marli Gonçalves Costa, explica que a Secretaria de Educação vem buscando parcerias com as Universidades públicas e que pretende expandir este projeto em parceria com a Unioeste. “Desde que eu assumi a secretaria de educação, venho trazendo todas as universidades para dentro das escolas, e a Unioeste é uma das nossas principais parceiras. Este trabalho é mais um que a Unioeste vai fazer na prática dentro de um espaço nosso (que é a escola Waldyr Becker) onde teremos um piloto para conseguirmos ampliar, depois, para as demais instituições do nosso município”, afirma a secretária.

Cardin explica que a introdução à agroecologia foi escolhida por ser um tema relacionado às pesquisas que o LAFRONT vem desenvolvendo. O professor fala que procuraram a Secretaria de Educação para tentar aplicar as oficinas dentro das escolas. “Eles foram super receptivos, mais do que imaginávamos. Nós tínhamos interesse em aplicar, a princípio, em apenas uma escola para a gente poder ter essa experiência de extensão e, das conversas em que a gente foi estabelecendo, abriu-se a possibilidade de ofertar nas outras escolas e, também, de garantir um processo de formação dos professores dentro da área de ecologia”, afirma o professor.

Os pesquisadores e estudantes da Unioeste realizarão oficinas de agroecologia com os alunos do quarto ano da Escola Municipal Engenheiro Waldyr Luiz Becker. O início das atividades está marcado para o começo do mês de julho e se estende até o final de dezembro.

Daniel Schneider