Cirurgia inédita com fibra de laser é realizada no HUOP

Foi realizado nesta sexta-feira (12), a primeira cirurgia de ureterolitotripsia com o uso de fibra de laser pela equipe de urologia do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP). A tecnologia emite pulsões de laser que desfragmentam os cálculos renais; a cirurgia é considerada minimamente invasiva e é indicada de forma emergencial para promover grande alívio nos sintomas da cólica renal.

De acordo com o médico urologista, Dr Luiz Werlang, "Essa é a primeira cirurgia de fragmentação de cálculo ureteral com a fibra de laser. Então é um procedimento inaugural aqui no Hospital Universitário, a gente ficou um bom tempo sem realizar esse procedimento, mas agora estamos com material completo e o objetivo da diretoria junto com a gente é zerar a fila de cirurgias que precisam do uso dessa tecnologia" explicou o médico.

O diretor geral do HUOP, Rafael Muniz, explica que com a realização dessa cirurgia não é mais necessária encaminhar pacientes da região Oeste até a capital paranaense. "Estamos muito contentes por mais essa conquista, com essa nova tecnologia não é mais preciso encaminhar pacientes para Curitiba. Com isso, todos os pacientes da macrorregião ganham com essa tecnologia fornecida pela instituição" ressalta Muniz.

O paciente que passou pelo procedimento com a tecnologia, tem 36 anos e é morador de área rural de Santa Helena, ao saber que iria ser o primeiro a estrear o aparelho disse que se sentiu feliz e elogiou toda a equipe do HUOP. "Quando cheguei aqui no HUOP toda equipe foi muito atenciosa e ao saber que sou o primeiro a passar por esse procedimento é algo que mostra que o HUOP busca evoluir e crescer atendendo a todos da região", finaliza o paciente.

A cirurgia durou cerca de 1h30 e um cálculo renal de 8mm foi desfragmentado e retirado com o uso da fibra de laser.

- Assessoria de Comunicação Social.
Fotos: Guilherme Silveira/HUOP.