Unioeste promove curso para agentes de endemias da Prefeitura de Cascavel

O curso de Biologia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) realizou nessa quinta-feira (11) o curso de “Identificação de Serpentes peçonhentas de potencial distribuição na região de Cascavel: acidentes e cuidados”. O curso foi direcionado para agentes de endemias da Prefeitura de Cascavel, atuantes no setor de Vigilância Sanitária. O evento contou com a participação de 23 agentes e os palestrantes foram os professores do curso de Biologia, Luciano Lazzarini Wolff e Karine Orlandi Bonato.

Neste curso os participantes aprenderam tanto na teoria quanto na prática, o que são e quais são as Serpentes peçonhentas da nossa região, fazendo - se também uma distinção daquelas que não são peçonhentas. Neste contexto, o curso abordou sobre as consequências ou sintomas oriundos das picadas dessas diferentes Serpentes e sobre as prevenções necessárias para a redução dos riscos de acidentes envolvendo as diferentes espécies, assim como os primeiros socorros e os tratamentos sorológicos.

“A temática é de real importância para esse nosso público-alvo, pois os agentes de endemias estão constantemente expostos aos riscos de acidentes com Serpentes durante as vistorias sanitárias de lotes, casas e outros ambientes. Os participantes trouxeram vários questionamentos e relataram suas próprias experiências com as Serpentes. Dessa forma, a universidade consegue ampliar suas atividades de extensão com cursos dessa natureza, consegue de fato fazer extensão de uma maneira que não é possível fazer em sala de aula”, explicou o professor.