Unioeste assina convênio de cooperação com a Universidade Nacional de Canindeyú

Nesta semana, o reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Alexandre Webber, esteve reunido com o reitor da Universidad Nacional de Canindeyú (UNICAN), Dr. Mariano Adolfo Pacher Morel, no Paraguai, para assinar o convênio de cooperação entre as universidades. A parceria mostra como a internacionalização se faz presente entre as instituições e abre portas para o ensino, pesquisa e extensão.

O convênio oportuniza o intercâmbio de experiências de uma universidade para outra. “Educação é esse ensinar e aprender o tempo inteiro, então os alunos de lá virem para cá e os de cá irem para lá, eu acho que isso engrandece a formação”, diz Alexandre Webber. Ainda, a parceria garante tem em vista a cooperação em projetos e programas de intuito cultural, científico, educacional e tecnológico.

Segundo o Assessor de Relações Internacionais da Unioeste, Rafael Mattiello, a UNICAN é quase uma instituição “irmã” da Unioeste, pela proximidade e pelo tempo de parceria. “É uma instituição super próxima da gente e existem possibilidades reais de internacionalização de forma muito efetiva. Todos os cursos que eles têm, a gente também tem cursos de pós-graduação, e podemos colaborar na formação do corpo docente, então conseguimos reverberar nossa instituição, nossos pesquisadores, nossas pesquisas, de uma forma muito eficiente”, afirma.

Sabendo a parceria é uma via de mão dupla, que abre portas aos acadêmicos e professores das duas universidades a projetos além da fronteira, o reitor da UNICAN comemora a assinatura. “Estou muito feliz em compartilhar esse momento em que nossas universidades têm dado esses passos para firmar o relacionamento que existe entre as instituições, e vamos fortalecer, vamos dar oportunidades aos estudantes e docentes”.