Unioeste: Reitor promove roda de conversa com acadêmicos de Toledo

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) promoveu mais uma edição do Unioverso, uma roda de conversa entre o reitor da Universidade, professor Alexandre Almeida Webber, e estudantes da graduação. Desta vez, o debate aconteceu no Auditório A3 do campus de Toledo. Além do reitor, participaram o diretor-geral do campus de Toledo, Remi Schorn, a assessora de assistência estudantil, Mônica Andressa Silveira, e o assessor técnico de assistência estudantil, Darlon Dezan.

Webber afirma que essas conversas com os estudantes são fundamentais para a construção de uma política de assistência estudantil efetiva dentro da Universidade. “Essa abertura com os alunos, junto com a direção de campus, é fundamental para que as demandas apareçam. Se as demandas aparecerem da base, a possibilidade de nós errarmos é muito menor porque, às vezes, a gente imagina que algo seja fundamental e, quando se conversa lá na ponta, aquilo não é a prioridade”, avalia o reitor.

O diretor-geral do campus de Toledo, professor Remi Schorn, diz que essas conversas são essenciais para que o estudante se sinta acolhido pela Universidade. “Nestas conversas em grupo, podemos ouvir os estudantes de diferentes cursos sobre as suas demandas e conhecermos quais são as suas reais necessidades para, de forma conjunta, pensar em maneiras de atender a comunidade universitária da melhor forma possível.”, explica o professor.

A assessora de assistência estudantil viu como positiva a realização da roda de conversas em Toledo. “Então, eles trouxeram algumas situações que vão nos auxiliar a pensar na política de assistência estudantil, como o aumento de bolsas, diminuição da burocracia para conseguir os auxílios que estamos oferecendo e o auxílio transporte – que foi uma das coisas que reivindicaram bastante e está fazendo a gestão pensar em como resolver essa situação. A roda de conversas não foi simplesmente para a gente levar a informação para os alunos daquilo que a gestão já está fazendo, mas para ouvir as demandas deles e pensar em como solucionar”, disse

Daniel Schneider