Curso de educação física participa de ação de internacionalização da Unioeste

No dia 4 de Maio a Professora Verónica Gabriela Silva Piovani, do Curso de Educação Física da UNIOESTE representou a universidade no XXVII Scientific Conference “YOUNG SPORT SCIENCE OF UKRAINE”, evento organizado pela Universidade Estatal de Lviv – Ucrania. O evento teve como objetivo discutir questões associadas às diversas áreas vinculadas à cultura física, sendo que contou com a presença de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior oriundos da Ucrania, Áustria, Turquia, Itália, Polonia, Arabia Saudita, Irlanda, Lituânia, Letônia, Iraque, Eslováquia, Estados Unidos, China e Romenia.

A professora Veronica apresentou parte da sua tese de doutorado com o tema “O estágio curricular obrigatório nos cursos de Bacharelado em Educação Física no Brasil”, que foi defendida na Universidade Estadual de Maringá. A docente relatou que “a experiencia foi um momento enriquecedor, onde foi possível conhecer outros pesquisadores da área e seus trabalhos, como também abre portas para novas parcerias entre a UNIOESTE e outras universidades do exterior”

Também participaram desta importante ação de internacionalização da UNIOESTE, na condição de membros do Comitê Científico do evento, os professores Jorge Both, João Fernando Christofoletti, Oldemar Mazzardo Junior, Gabriela Simone Harnisch e Gustavo André Borges, os quais são docentes do curso de Educação Física, e estão vinculados no Mestrado Profissional em Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciência e Educação Matemática da nossa instituição. Além disso, o reitor, Professor Alexandre Almeida Webber, participou no Comitê Honorário Organizador do evento.

Por fim, os professores do curso de Educação Física querem externar o agradecimento à Agência de Relações Internacionais da UNIOESTE, por meio do Professor Rafael Mattiello, a qual intermediou os contatos com a Universidade Estatal de Lviv, e aos professores Andrii Holod e Andriy Vovkanych, os quais proporcionaram essa ação de internacionalização do curso, sendo que o professor Andrii Holod é docente visitante na nossa instituição, no Campus de Foz de Iguaçu, e o professor Andriy Vovkanych foi o organizador do evento.